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Por sawyer
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Paulo Freire, um expoente educador brasileiro, afirma que a educação transforma pessoas, e as pessoas mudam o mundo. Embora a frase seja uma indubitável verdade, infelizmente, o Brasil ainda precisa trilhar alguns caminhos para resolver a questão do analfabetismo. Evidentemente, o analfabetismo é uma mazela que deriva da negligência estatal e, paralelamente, de um legado histórico que assola a nação.

Diante desse cenário, observa-se que a negligência estatal acomete tão somente a classe pobre. Vivendo às margens da sociedade, eles sofrem com um fenômeno nomeado por Simone de Beauvoir de Invisibilidade Social, o que acarreta em condições sociais impróprias em todos os aspectos, inclusive educacional, haja vista o nível alarmante de analfabetos dentro dessas referidas camadas sociais.

Adicionalmente, essa conjuntura social, na qual exclusivamente as pessoas de classe baixa são analfabetas, é um legado histórico que tem raízes nos períodos da colonização e urbanização, respectivamente. Um trouxe sistemas educacionais limitados e voltados exclusivamente para os colonizadores. O outro trouxe áreas urbanas densamente povoadas e, consequentemente, subdesenvolvidas.

Assim sendo, faz-se necessária a criação de políticas sociais, por parte do Ministério da Educação, que visem mitigar as estatísticas de analfabetismo e reverter esse quadro, ao estimular a ida (ou volta) às salas de aula. Ademais, o Estado deve realizar estudos e pesquisas sobre o impacto desse legado histórico negativo, a fim de orientar na criação de políticas educacionais mais inclusivas e a equidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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