Avatar do usuário
Por lulu12309
Quantidade de postagens
#120952
A constituição federal de 1988 assegura educação como direito de todos os cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não emiti com ênfase na prática quando observa o analfabetismo no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro. Os fatores que favorecem o número de analfabetos no Brasil é a desigualdade social que se espelha na educação, os jovens de classes desfavorecidas da sociedade não tem privilégios em se concentrar apenas em estudar e ter uma profissão, pois a maioria dos jovens submetem a trabalhos de meio período para ajudar no sustenta a família, assim não é possível se dedicar totalmente nos estudos.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade na educação. Nesse sentido, a desigualdade na educação é um assunto que prejudica vários jovens em conseguir entrar em uma faculdade, sendo boa parte jovens de baixa renda que estudam em instituições de ensino público, onde há muitas greve de professores por causa do salário, semanas sem ter aulas, gravidez na adolescência, drogas, jovens que desistem cursar o ensino fundamental e ensino médio e muitos repetentes.
Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação no "contrato social", já que o estado não cumpre com sua função em garantir que os cidadão disfrutem dos seus direitos, como a educação, o que infelizmente evidente em nosso país.
Ademais é fundamental apontar gravidez na adolescência como impucionando o analfabetismo no Brasil. De acordo com o site infográficos, há 11,6 milhões de analfabetos no Brasil, sendo 6,8% deles adolescentes acima de 15 anos, onde existe o maior número de gravidez indesejada nessa idade. Diante de tal exposto a gravidez na adolescência um dos fatores que mais contribuem para mulheres desistirem de cursa o ensino médio, depois que nasce a criança a mãe desiste em termina o de cursa o ensino médio, para cuidar do filho e a maioria dos casos os país da adolescente á deixam cuidando sozinha do filho, sem ter tempo para estudar. Logo, é inadimissivel que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindívio que o Ministro da educação, para que elabore uma solução para resolver o problema do analfabetismo, por meio da Câmara dos Deputados onde se tomará uma decisão sobre o quadro apresentado e os possíveis investimento a fim de resolver o problema que vem aumentando desigualdade social no país. Assim, se consolidará uma sociedade igualitária, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal com afirma Jonh Lock.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
110 Exibições
por lulu12309
0 Respostas 
103 Exibições
por sawyer
0 Respostas 
27 Exibições
por Aluno1201
0 Respostas 
78 Exibições
por 42sassa
0 Respostas 
98 Exibições
por Juliaaag
0 Respostas 
113 Exibições
por pedroGomes
A Questão do Analfabetismo Funcional no Brasil
por Lyh0610    - In: Outros temas
2 Respostas 
107 Exibições
por Lyh0610
A Questão do Analfabetismo Funcional no Brasil
por Lyh0610    - In: Outros temas
1 Respostas 
85 Exibições
por Lyh0610
1 Respostas 
269 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
24 Exibições
por BebelinhA

Que bom que você perguntou! Eu tinha conside[…]

Oi, lais458 . Vou ser breve. No filme "[…]

Imagina, Nicky7 ! Desculpa por não te ajud[…]

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM