• Avatar do usuário
#63916
O analfabetismo no Brasil é recorrente nos dias atuais, um grande exemplo é a disseminação das fakes news pela ausência de um senso crítico e conhecimento dos analfabetos funcionais. Os fatos evidenciam cada vez mais a precária educação e a desigualdade do modelo educacional brasileiro.
Em primeiro lugar, podemos destacar a iniciação precoce no mercado de trabalho por crianças e adolescentes, que se deparam com a necessidade de deixar os estudos para ajudar na renda familiar. Essa falta de oportunidade gera dificuldades futuras como ingressar em um emprego formal, mudar de posição econômica e acaba também diminuindo a chance de se alfabetizar e concluir os estudos.
Além disso, entender as faixas etárias também é importante para entender o problema. Segundo o IBGE, mais de 11 milhões de pessoas são analfabetas. O índice tambem mostra que a população mais velha se excede em números. Analisar as causas do passado pode contribuir para a erradicação do analfabetismo.
Portanto, o Governo por intermédio das Secretárias de Educação devem propor um programa de alfabetização, separando turmas por graus de dificuldades, ressaltando a conscientização e o incentivo da população mais velha. E assim, evitar que os índices subam e que o número de alfabetizados cresça.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM