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#56657
O analfabetismo é um problema social que afeta crianças, jovens e adultos. A população que mais sofre com esse problema são os moradores das favelas, devido às condições e falta de acesso às escolas. Vários fatores e problemas sociais acarretam no analfabetismo, dentre eles está a falta de apoio do governo
No livro "Quarto de despejo" ser Carolina Maria de Jesus, a autora faz várias denúncias de problemas sociais que viveu. Analisando a escrita do livro, que é um diário, percebemos que Carolina não domina de maneira coerente a escrita de todas as palavras, por não ter acesso a escola. A falta de acesso a escola é uma pauta importante a ser tratada, pois acarreta em outros problemas futuros, como o desemprego. Segundo uma pesquisa da Pnad, aproximadamente quatro em cada dez jovens não concluíram o ensino médio, e o principal motivo da evasão escolar é a procura por emprego para ajudar os pais em casa para não acarretar em outro problema social, a fome.
Por outro lado, devemos considerar também que o Estado não faz o seu papel correto em relação às pessoas que sofrem com a falta de escolaridade. É notório que dentro de áreas periféricas os moradores não têm acesso aos seus direitos básicos, como saúde, educação, moradia, e todos esses problemas que se dão por "esquecimento" da parte do governo e por muitas dessas pessoas não terem condições para buscar melhores condições fora dos espaços em que convivem.
Diante das problemáticas apresentadas, é viável que o governo federal, juntamente com o ministério da educação (MEC), implante programas de ensino básico e apoio para crianças, jovens e adultos, principalmente de áreas periféricas através da abertura de novas escolas para acolher esses alunos e os preparar para o mercado de trabalho, para que sofram menos ou amenize esse problema social e possam dar uma vida digna aos seus familiares. Dessa forma, iremos reduzir o problema do analfabetismo no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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