Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#51758
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor idealiza, uma vez que o analfabetismo apresenta barreiras as quais dificultam a concretização de More. Dessa forma, entende-se que a desigualdade social e a falha Governamental dificultam os caminhos para combater o analfabetismo no Brasil.

Diante disso, a desigualdade social favorece para o aumento do analfabetismo no Brasil. De acordo com o escritor Milton Santos “Existem apenas duas classes, a dos que não comem e a dos que não dormem com medo da revolução dos que não comem” isto é, a desigualdade faz com que pessoas de baixa renda optam por trabalhar, para se alimentarem e se manterem na sociedade, ao invés de estudar, aumentando a alfabetização. Ademais, sem alimento o ser humano não vive e, infelizmente, ele precisa sacrificar determinadas coisas para viver, que neste caso é o ensino.

Além disso, o Governo não tem feito bem o seu dever de garantir a educação a todos. O Plano Nacional de Educação para 2015 era erradicar o analfabetismo até 2024, contudo, os números não contribuem com o esperado sendo assim, provavelmente a meta não será alcançada. Segundo dados do IBGE, o Brasil, atualmente, tem mais de 11 milhões de pessoas que não sabem ler nem escrever. É inaceitável que o Governo aceite esses números e não tenha um plano com eficácia para erradicar o analfabetismo.

Portanto, medidas devem ser feitas para resolver a questão do analfabetismo no Brasil. Dessarte, com o intuito de mitigar o problema as Ongs devem auxiliar a população mais pobre, por meio de cestas básicas contendo itens que irão ajudar na sobrevivência, por exemplo, comidas, utensílios de higiene e algumas peças de roupas, com o intuito dessas pessoas não abandonarem as escolas para arrumar dinheiro que seria para essa causa. O Governo deve criar escolas com a finalidade de matricular os brasileiros analfabetos e ensina-los a ler e escrever. Com essas medidas o Brasil irá diminuir o número de analfabetos e, assim, alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Achei ótima a sua redação, mu[…]

Barão de Itacaré, um dos criadores d[…]

A educação abre portas para o desenv[…]

Materiais de apoio sugeridos para você: Co[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM