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#51121
É indubitável que após a formação da declaração dos direitos humanos, a educação tornou-se um fator essencial para a vida em comunidade. Todavia, na atualidade, mesmo sendo um direito básico, nem todos os cidadãos possuem contato, facilitando o aumento de analfabetos em território nacional. Sob essa ótica, é imperioso salientar como a elitização do ensino e as diferenças entre classes contribuem na permanência dessa problemática. Logo, caminhos para soluciona-la são necessárias.
A priori, dados disponibilizados pelo "G1" afirmam que cerca de sete por cento da população encontram-se em estado de analfabetismo, sendo decorrente muitas vezes da situação financeira. Dessa forma, é de demasiada importância destacar, o fato no qual na sociedade hodierna muitas familias vivem em situação précaria, na qual os jovens desde cedo trabalham para ajudar na renda familiar, atrapalhando o processo de aprendizagem, os fazendo optar entre a educação e o trabalho. Além disso, quando adultos sentem vergonha- por conta da idade- de voltar aos estudos, vivendo desse modo sobre uma inércia.
Ademais, é interessante supracitar que no passado o ato de votar era uma forma de exercer cidadania, contudo somente indivíduos letrados exerciam esse direito. Por conseguinte, o ensino educacional se tornou um meio no qual somente a elite possuia acesso. Hodiernamente, as consequências desse passado, auxiliaram na exclusão social no setor educativo, como também, na construção de oportunidades desiguais. Outrossim, Kant- filósofo prussiano- afirmava que o homem é aquilo que a educação faz dele. Dessa maneira, devido ao campo social hodierno, conquistas educacionais, auxiliaram no meio profissional e trabalhista, definindo a carreira dos indivíduos.
Portanto, diante dos fatos supracitados, é necessário medidas interventivas advindas do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, criarem projetos, em que por meio de melhorias no ensino público e formação de classes para jovens e adultos-"EJA"- tendo o propósito de criar oportunidades mais igualitárias, como também inclusivas. Assim, o analfabetismo será minimizado no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#51130
@Livinha12345

É indubitável que após a formação da dDeclaração dos dDireitos hHumanos, a educação tornou-se um fator essencial para a vida em comunidade. Todavia, na atualidade, mesmo sendo um direito básico, nem todos os cidadãos possuem contato, facilitando o aumento de analfabetos em território nacional. Sob essa ótica, é imperioso salientar como a elitização do ensino e as diferenças entre classes contribuem na permanência dessa problemática. Logo, caminhos para soluciona-la solucioná-la são necessárias necessários.
Ótima introdução.

A priori (Opte por usar "Primeiramente", "Em primeira análise"), dados disponibilizados pelo "G1" afirmam que cerca de sete por cento da população encontram-se em estado de analfabetismo, sendo decorrente muitas vezes da situação financeira. Dessa forma, é de demasiada importância destacar, o fato no qual na sociedade hodierna muitas familias famílias vivem em situação précaria precária, na qual os jovens desde cedo trabalham para ajudar na renda familiar, atrapalhando o processo de aprendizagem, os fazendo optar entre a educação e o trabalho. Além disso, quando adultos sentem vergonha- por conta da idade- de voltar aos estudos, vivendo desse modo sobre uma inércia.
Primeiro você deve fazer o tópico frasal, ou seja, uma breve apresentação do que você irá falar no decorrer do parágrafo. Só depois insira o repertório tá? De resto, ok. Cuidado ao usar conectivos, use em seus sentidos mais adequados, por exemplo quando você usou "dessa forma" para argumentar, prefira usar ele e semelhantes apenas para concluir algo.

Ademais, é interessante supracitar que no passado o ato de votar era uma forma de exercer cidadania, contudo somente indivíduos letrados exerciam esse direito. Por conseguinte, o ensino educacional se tornou um meio no qual somente a elite possuia acesso. Hodiernamente, as consequências desse passado, auxiliaram na exclusão social no setor educativo, como também, na construção de oportunidades desiguais. Outrossim, Kant- filósofo prussiano- afirmava que o homem é aquilo que a educação faz dele. Dessa maneira, devido ao campo social hodierno, conquistas educacionais, auxiliaram no meio profissional e trabalhista, definindo a carreira dos indivíduos.
Você precisa melhorar a microestrutura do desenvolvimento. Nesse parágrafo, o tópico frasal está ok, mas você usou o repertório muito para o fim, o que o fez não ser muito produtivo por causa da argumentação rasa ao final. Os conectivos usados não estão garantindo o sentido que você quer passar, não use "outrossim" por exemplo para inserir um repertório, use "sob esse viés", "De acordo com", "Segundo", enfim.

Portanto, diante dos fatos supracitados, é necessário medidas interventivas advindas do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação (agente), criarem projetos (ação), em que por meio de melhorias no ensino público e formação de classes para jovens e adultos-"EJA" (meio/modo)- tendo o propósito de criar oportunidades mais igualitárias, como também inclusivas (efeito/finalidade). Assim, o analfabetismo será minimizado no Brasil.
Sua proposta falta o detalhamento.

Bom Enem!

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Muito obrigado pela correção!! Sobre[…]

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