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#50669
É certo que a questão do analfabetismo no Brasil é uma temática de grande importância, visto que está diretamente relacionado ao contexto sociocultural brasileiro, seu índice de desenvolvimento humano e também a forma como o indivíduo se insere diante da sociedade.
De fato, a educação a longo prazo gera resultados positivos, porém no Brasil observa-se disparidade nos índices educacionais do Brasil, como a região nordeste, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, possui os piores indicativos relacionados ao analfabetismo, com a taxa de alguns estados chegando a quase 20%.
Em outra perspecitiva, a constituição brasileira garante que todo cidadão tem direito à educação, entretanto, como dito na obra "O cidadão de papel" pelo autor Gilberto Dimenstein, "Os direitos constitucionais residem somente em teoria", como visto nos indicativos supracitados.
Fica claro, portanto, que faz-se necessário que o Ministério da Educação busque diminuir a desigualdade educacional entre as regiões, como por meio de maiores investimentos nas áreas mais afetadas do país, criando programas de alfabetização na idade certa para as crianças, além de maiores incentivos à permanência de jovens e adultos nas escolas através de bolsas de projetos e auxílios estudantis, a fim de diminuir a evasão escolar e consequentemente melhorar os índices sobe o analfabetismo em todo o país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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