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#58036
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfâse na prática quando se observa as taxas de analfabetismo no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social indispensável. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o analfabetismo no Brasil. Nesse sentido, observa-se a falta de investimentos do governo no âmbito educacional, colaborando para a desvalorização e precariedade da educação oferecida para pessoas de baixa renda, por conseguinte, aumentando as taxas de analfabetismo no Brasil. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo contratualista: John Locke, configura-se como sua violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como educação, o que é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a desigualdade social como impulsionadora do analfabetismo no Brasil. Segundo O IBGE, somente treze estados do Brasil conseguiram atingir a meta de redução do analfabetismo, e as maiores taxas de analfabetismo encontram-se nos estados do nordeste. Diante de tal exposto, sabe-se que os estados com altas taxas de analfabetismo, são os mais pobres econômicamente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de investimentos, priorize a educação implantando projetos de alfabetização para pessoas que não concluíram sua escolaridade, e para adolescentes que já estão no meio escolar, a eleição de profissionais qualificados para aulas de qualidade. Paralelamente, é imperativo que também haja investimentos em propagandas explicando os investimentos e mudanças feitas, para que a população surpreenda-se, tornando um atrativo para sua participação. Assim se consolidará uma sociedade mais inclusiva.


Obrigada, pela correção!!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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