Por Ssants1
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Policarpo Quaresma, protagonista de Lima Barreto, do clássico livro "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", tem como característica mais marcante o nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, os desafios para solucionar o analfabetismo brasileiro torna o país ainda mais distante do imaginado sonhador personagem. Nessa perspectiva, seja pela negligência governamental, seja pela evasão escolar, o descaso com a problemática, continua afetando a sociedade brasileira.
Em primeira análise, cabe ressaltar que a negligência governamental é uma das problemáticas em questão. Isso porque, existe uma falha governamental, pois faltam investimentos em construções de escolas, além de bibliotecas e programas incentivadores a leitura. Segundo o jornalista irlandês George o progresso é impossível sem mudança. Nesse sentido, só será amenizado o analfabetismo, quando o Governo investir em verbas educacionais.
Ademais, a evasão escolar torna-se também um empecilho a ser solucionado. Pois, muitos estudantes param de frequentar a escola por um longo período de tempo, seja pela gravidez na adolescência, seja por dificuldades em ter que conciliar os estudos com o trabalho. Segundo a relatora Katarina a educação é a chave para abrir os direitos humanos. Diante disso, a escola é um dos meios mais importantes para a efetivação da alfabetização.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para sanar o analfabetismo brasileiro. O Governo, juntamente com o Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, construções de escolas, projetos e assistentes sociais, devem usufruir desses meios com o objetivo de suprir o analfabetismo na atual sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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