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#54282
A violência da população brasileira é herdada de seus antepassados, na escravidão, na ditadura e adaptada para suas ”necessidades”, o roubo, o homicídio, a violência contra a mulher. Devido a isso, atualmente o Brasil lida com um dos problemas sociais mais impetuosos nas ruas de todas as regiões. As da violência
Nos dados do Atlas da violência/ IPEA, As vitimas da maior parte de homicídio é homens negros, sendo eles 7 a cada 10 assassinados. Isto remete a idealização destes homens, os vendo com alvo do crime pelo racismo das pessoas os associando com o passado cultural, estes sofrem por exclusão social e discriminação no mercado de trabalho, os direcionando para a única forma de sustento disponível, o tráfico de drogas, o roubo.
As regiões em que a brutalidade reina nas ruas são Norte e Nordeste, onde a taxa de homicídio é predominante quanto as outras regiões, as taxas variam em 47% a 50%, segundo os dados do Alas da violência/IPEA, nestas regiões o índice de desigualdade social é extrapolado, enquanto o a media do salario mínimo é R$879,00 no sudeste o valor é o dobro, R$1720,00. Apesar dos cidadãos buscarem por sobreviver em meios a tantos obstáculos, alguns optam por narcotráfico, e para garantir sucesso lançam-se em assassinatos e praticas ilegais, os colocando na mira entre os outros adversários.
Todavia, para a melhor segurança da nação brasileira, a violência deveria começar a ser erradicada desde os primórdios, observa-se o motivo central para elimina-la. Para diminuir pessoas no narcotráfico, o incentivo para uma vida melhor na escolas, incentivando os jovens e mostrando as recompensas satisfatórias que vem do estudo. O governo deve incrementar mais empregos, como fábricas e programas que façam os habitantes terem um meio de renda, sem precisar buscar isto nas ruas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 73

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 73

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 73

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#54289
Olá @Leticiaste
Sou apenas uma aluna, mas caso não se incomode, queria fazer algumas observações. Desculpe se a aborreci.


Primeiro, gostaria de falar sobreve ia introdução, você acavou aprofundando muito na sua alusão e não foi clara na hora de apresentar o tema que ia trabalhar no texto, nem os motivos que levam aquele problema a voltar a acontecer, é comum você citar dois, sendo o primeiro motivo trabalhado no desenvolvimento 1 e o segundo no desenvolvimento 2. Nos seus desenvolvimentos vc também aprofundou muito na exemplificação, no dado, o que te fez fugir do tema e deixar o texto confuso, também fez o uso de algumas palavras que fogem da norma culta, outra coisa da qual senti falta foram os conectivos, pois eles servem para relacionar as partes de seu texto, que ficaram desconectadas. Na sua conclusão senti uma falta de clareza, mas vou citar isso quando for dar minha opinião sobre seu desempenho nas competências. Peço que não leve a mal nada que vou dizer, mas que considere uma crítica construtiva e tente trabalhar nesses aspectos, pois você escreve bem, só teve alguns desvios, mas se trabalhar neles, poderá ter um desempenho mara.

Competências 👇

sobre a primeira competência, você acabou cometendo alguns erros gramaticais, como o uso do "é" para se referir a 3 pessoa e o uso de alguns termos que fogem, da escrita formal. Na competência 2, você apresentou um bom repertório temático quando trouxe dados estatísticos e históricos, mas acabou fugindo do tema, o que fez com que seu texto ficasse confuso. Na terceira competência você não foi clara quanto ao seu ponto de vista sobre o tema, como eu disse anteriormente, apresentou um bom repertório, mas deve trabalhar na organização deles. E na competência 5, a sua conclusão acabou não sendo muito clara, devido takbém aos aspectos do rexto q já falei. Ela ficou um pouco desconectada do texto, se lembre que é necessário citar a ação (o que tem que ser feito), o meio (por meio de quê, será feito), o agente (quem vai fazer) e por fim você deve citar o resultado daquela ação. No texto você citou o a ação a ser feita (o incentivo à uma vida melhor nas escolas) e o resultado (a diminuição do narcotráfico ) mas não citou o meio, (seria por meio de debates? Palestras? ) e nem o agente (o ministério da educação? Já que se trata da conscientização nas escolas) tente trabalhar um pouco essas questões.
Desigualdade social

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