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#57397
Segundo o filósofo John Dewey, “A educação é um processo social, um desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”. Entretanto, com a atual situação de pandemia vivenciada no Brasil e a adesão do ensino remoto nas escolas, esse recurso vem sendo ameaçado pelo aumento das taxas de evasão escolar. É necessário, portanto, contribuições aos alunos financeiramente instáveis e capacitar os profissionais da educação para minorar esse problema.
Em primeiro plano, nota-se que muitos alunos não têm os recursos necessários para continuar assistindo as aulas remotas. Nesse contexto, casos de estudantes enfrentando desafios diariamente pra conseguir estudar são cada vez mais recorrentes, como o caso de Priscille, moradora da zona rural de Minas Gerais, que precisa sair de casa e procurar sinal de internet dentro do pasto para estudar. Assim, eventos como esse são extremamente preocupantes e que evidenciam a grande desigualdade social presente no Brasil, além disso, não são todos os jovens que tem essa força de vontade, e simplesmente desistem de seguir a vida acadêmica diante dessas dificuldades.
Em segundo plano, observa-se o papel dos professores como fundamental para despertar o interesse dos estudantes na escola. Prova disso é o estudo de 2018 do Banco Mundial, apontando que 52% dos jovens abandonam os estudos devido à falta de interesse. Dessa maneira, é essencial que o corpo docente entenda como deixar suas aulas mais cativantes e estarem dispostos a adaptarem seus métodos de ensino, para despertar, assim, a dedicação dos alunos aos estudos.
Logo, medidas precisam ser tomadas para diminuir a evasão escolar no país. Para isso, os governos estaduais e municipais devem priorizar o acesso aos devidos recursos aos alunos, por meio de auxílios para as redes de ensino público. Ademais, cabe ao Ministério da Saúde qualificar os profissionais de ensino, mediante a criação de cursos e palestras para auxiliar os docentes nesse processo e tornar suas aulas mais interessantes. Com isso, a atenuação da evasão escolar estará cada vez mais próxima.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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