Diante desse cenário, pontua-se, que a violência física e verbal na sociedade configura-se como um grave empecilho no que diz respeito aos “Caminhos para a redução dos crimes relacionados à orientação sexual no brasil.” Deve-se ressaltar, que "a cada 34 horas, um LGBTQIA+ é morto por homofobia no Brasil, o país com mais assassinatos de LGBTQIA+ por ano.” Segundo o G1, portal de notícias da emissora Globo. Esta violência vem disfarçada de moral, bons costumes e, muitas vezes, justificada com preceitos religiosos, quando não passam de preconceito e ódio gratuito.
Ademais, é evidente o quanto a sociedade ainda vive o estigma relacionado aos relacionamentos nessa comunidade. Nesse sentido, a deputada federal Erika Hilton diz: “Não caímos mais nessa encenação de dizer ‘estamos falando em nome de Deus, então a sociedade são pessoas boas, pessoas dignas, honradas…’ falsos profetas! Deus está envergonhado de tanta maldade, crueldade e ódio sendo proliferado em seu nome. Não estamos discutindo se algum líder religioso praticará algum tipo de cerimônia que não concorde, falamos de direito civil. Tal fala transparece a luta contra a lei inconstitucional que está para ser aprovada no país. Se aprovada, desencadeará uma série de violências contra quem simplesmente busca o seu direito de amar. Logo, é essencial, que medidas governamentais sejam implementadas para redução dos crimes de homofobia no Brasil.
Cabe, portanto, ao Governo Federal o dever de pregar o respeito, através de propagandas e campanhas publicitárias, bem como a escola, instituição responsável por formar cidadãos, deveria orientar os educadores, os alunos e a família sobre os direitos LGBTQIA+, enfatizando o respeito e o conhecimento sobre como deve-se agir com as pessoas, sem distinção. O poder legislativo e órgãos de justiça, responsáveis por fazer e fiscalizar as leis do país, ampliação de leis e multas que protegem a comunidade LGBTQIA+, promovendo debates em lugares públicos, com o propósito de ensinar e educar aqueles que acham errado. Somente assim, as palavras de São Tomás de Aquino, serão de fato constatadas na prática, e não apenas na teoria.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.