Em primeira análise, esse método de reutilização é de suma importância pois além de dar novas utilidades ao objeto que caiu em desuso possibilita ajudar o meio ambiente pois sendo reciclado evita que esse resíduo vá para rios, poluindo-os, para bueiros causando enchentes ou simplesmente seja descartado em áreas verdes que demoram anos para decompo-los e ainda tornam um solo infértil.
Em resumo não realizar a reciclagem e a reutilização por preguiça ou "Porque vou separar o lixo se o lixeiro pode separar", "comprar novo é melhor" é uma ideologia egoísta, ignorante e desprovida de motivos discutíveis pois com essas ações de reaproveitamento estamos cuidando do espaço natural, mantendo o bem-estar das espécies marinhas e terrestres que sofrem com o lixo, evitando que ele seja queimado e libere gases na atmosfera aumentando o esfeito estufa e outras séries de problemas do planeta. Efim desprezar essa solução sustentável por motivos banais é tão ridículo que chega a ser absurdo diante de seus benefícios tanto ao âmbito ambiental quanto ao social.
Portanto é necessário que o ministério do meio ambiente (MMA) juntamente com as escolas promovam projetos como "lixo Amigo da Natureza", "Vamos brincar de reciclar" em sala e em reuniões com os pais para expor todos os prós dessa prática e incentivar que ela seja feita com mais frequência a fim de minimizar a produção de lixo, descarte incorreto, a queima do mesmo que posteriormente reflete melhorando o nosso bem-estar e o bem-estar do meio ambiente, fazendo desaparecer a realidade triste e desumana do lixão de Avenida Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.