Com efeito, a omissão estatal se destaca como principal causa da dificuldade de acesso ao tratamento. Isso ocorre porque as instituições responsáveis por políticas de amparo e reinserção social de dependentes químicos são ineficientes – são o que o sociólogo Zygmunt Bauman definiu como “Instituições Zumbi”: estruturas que não cumprem a função social determinada pelo Estado. Logo, a dificuldade em tratar os dependentes se manifesta como um sintoma da negligência da máquina pública, que move dinheiro e cria cargos, mas não se responsabiliza por seus cidadãos.
Ademais, é possível depreender que a persistência desse problema de saúde pública contribui para um genocídio silencioso. Tal questão ocorre porque o processo de produção capitalista, fez das pessoas consumidoras, não cidadãs. Dessa maneira, como explica Ailton Krenak, filósofo e líder indígena, os que não consomem são deixados à margem – assim, em casos mais graves. os adictos, sem cidadania, podem morrer sem receber assistência e por vezes, em situação de rua, tornam-se vítimas de violência policial.
Portanto, percebe-se a urgência em promover melhoras na qualidade de vida desses cidadãos. Para isso, é fundamental que o Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério da Saúde, invista na atualização dos programas de tratamento dos dependentes químicos, além da capacitação de profissionais de saúde para lidar com usuários de substâncias psicotrópicas. Tal iniciativa ocorrerá por meio da implantação de um “Projeto Nacional de Desintoxicação Humanizada”, o qual deve atender dependentes químicos que buscam a reinserção social, a fim de acolhê-los de maneira que alcancem a autonomia novamente. Afinal, é chegada a hora em que o Brasil deixará de fugir dessa grave realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada