No documentário "A Pequena Grande Fazenda" é relatado oito anos da vida de um casal no processo de transformação da fazenda em um ambiente totalmente funcional com a biodiversidade recuperada. Conforme o documentário, muitos agricultores familiares brasileiros se empenham para melhores resultados como menos uso de agrotóxicos e maior empregalidade. Entretanto, o esforço e a dedicação não têm o reconhecimento justo da população brasileira por decorrência do desinteresse governamental e pela falta de conhecimento dos proprietários sobre o que se é necessário para desenvolver e amplificar a agricultura. Diante disso, convém analisamos caminhos para o melhor desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil.
Primordialmente, é notório que a agricultura familiar não tem sua valorização adequada no Brasil. Dentro desse contexto," O Menino Que Descobriu o Vento" escrito por Chiwetel Ejiofor, baseado em uma história real, o filme mostra como um menino conseguiu construir moinhos de vento e garantir a irrigação das colheitas de seu vilarejo, salvando várias famílias da fome. Dessa maneira, mostra-se que a agricultura familiar é muito importante pois, os dados do Censo Agropecuário 2017, se relata que em torno de 70% dos alimentos produzidos no país vem da agricultura familiar. Sendo assim,pode-se afirmar que a agricultura familiar é de extrema importância para o Brasil.
De modo que, a grande parte dos alimentos que comemos são da produção familiar e consequentemente movimenta a economia brasileira,mas seu desenvolvimento e baixo. Diante disso, com os dados apresentados pelo Grupo Cultivar, é explicado que a agricultura familiar contribui de forma significativa para a economia brasileira, movimentando cerca de 55 bilhões por ano no país. Entretanto, apesar de tamanha importância, seu desenvolvimento é baixo, ou seja, não gera lucro suficiente para elevar a mão de obra familiar, tendo em vista, que maior parte dos agricultores familiares não teve a educação escolar adequada, passando a maior parte da vida trabalhando, sem conhecimento financeiro e tecnológico.
Portanto, medidas são necessárias para melhorar o desenvolvimento da agricultura familiar. O MEC(Ministério da educação),órgão responsável pela educação infantil até profissional e tecnológica, deve levar a educação financeira e tecnológica paras as zonas rurais, por meio da ajuda de profissionais da educação -como professores da área de engenharia agrícola- ensinando como evoluir seu desenvolvimento. Com essa medida espera-se que o desenvolvimento e a valorização da agricultura familiar venha a crescer no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.