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No documentário “Agricultura Tamanho Família”, é retratada a história de famílias brasileiras que movimentam a economia, relações sociais e a produção de alimentos que chegam na mesa da população. Diante disso, nota-se a importância de promover caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil, que vem sofrendo com a baixa valorização no mercado. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um problema, em virtude da negligência do poder público e a falta de estímulos para realização da prática.
Sob esse viés, é imprescindível verificar que a negligência do poder público é um entrave para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil. Em relação a isso, o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, diz que: A medida em que o Estado se desobriga da garantia dos direitos dos cidadãos, há um descumprimento do contrato social elaborado junto a sociedade. Dessa forma, o descumprimento citado por Rousseau se mostra evidente pelo fato do governo não suprir os recursos básicos aos agricultores, deixando de lado a importância da agricultura, que assegura a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Desse modo, é inadiável que o contrato social seja alcançado, a partir de medidas governamentais.
Ademais, é importante destacar que a falta de estímulos para realização da prática da agricultura familiar efetiva seja outro empecilho para continuidade do problema. Nessa perspectiva, dados do censo agropecuário de 2017-2018, realizado pelo IBGE, revelam que 76,8% dos 5.078 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil foram caracterizados como pertencentes a agricultura familiar. Porém, muitos desses estabelecimentos não são apropriados para o manuseio dos produtos. Sobretudo, tal prática não só é um dos principais meios de se estimular a geração de trabalho e renda em uma determinada região, mas também, a chance de fazer com que os produtos gerados e a renda de sua comercialização fiquem efetivamente nos municípios produtores. Dessa maneira, torna-se indispensável soluções para reverter o quadro em questão.
Portanto, evidencia-se a necessidade de medidas eficazes para encontrar caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil. Destarte, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, com o apoio do Ministério da agricultura, por meio de verbas governamentais destinadas à pastas, deve fornecer subsídios as famílias produtoras. Essa ação será realizada para que elas tenham meios de aprimorar e otimizar a entrega de seus produtos. Só assim, será possível que aconteça o com os agropecuários o mesmo que as famílias do documentário “Agricultura Tamanho Família”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Embora a Declaração Universal dos Di[…]

Olá, Bia. A sua redação n&at[…]

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