A princípio, os pequenos produtores vêm enfrentado na agricultura os custos de produção elevados. Na busca pela produção mais sustentável, os gastos são exorbitantes e os agricultores não possuem apoio técnico e financeiro adequado pelo Governo. Consequentemente, os lucros da comercialização dos produtos são mínimos, pois, comumente, o valor recebido repõe os investimentos, assim, desencadeando as dificuldades financeiras para as famílias que dependem da subsistência.
Nesse sentido, a falta de infraestrutura básica, como os empecilhos para o transporte de mercadorias, falta de investimentos tecnológicos para a produção e a carência de mão-de-obra, vem dificultado efetivamente a produção. Segundo o deputado George Melo sobre a problemática, “O que estamos vendo é o descaso do governo com esse segmento tão importante para nossa produção (…)”. Em análise da citação do deputado, é perceptível que a negligência governamental é o principal fator para redundar os impasses na agricultura familiar.
Destarte, caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil devem ser buscados, considerando-se as necessidades dos pequenos produtores rurais. Primordialmente, cabe ao Governo em parceria do Ministério da Agricultura, órgão responsável por atender as necessidades agrícolas, por meio financeiro e tecnológico, investir na infraestrutura necessária para a produção agrícola e dar auxílio em espécie para os agricultores, visando o desenvolvimento dos meios de produção e favorecer melhores condições financeiras para as famílias rurais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.