Por Crislaine05
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69662
Dados da Secretaria de Justiça Combate a Intolerância religiosa, informam que 75% dos fiéis de religião Afro-brasileira são vítimas de descriminação. Embora ocorra 1 denúncia a cada 3 dias, 20% dos casos relatados em 2013, envolvem agressões físicas. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grave e delicado problema de contornos específicos que emerge devido ao silenciamento e a insuficiência legislativa.
Primeiramente, é preciso salientar que a insuficiência legislativa é uma causa latente do problema. Segundo Hannah Arendt, a essência dos direitos é o direito a ter direitos. A Constituição Federal de 1988, lei brasileira que garante a integridade dos seres vivos e do ambiente que estão inseridos. No entanto, a legislação não é o suficiente, no que se refere à Intolerância religiosa, uma vez que, estão sendo desrespeitados em relação a sua fé. Assim, a lei enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.
Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é o silenciamento. Segundo Foucault, na sociedade pôs-moderna, muitos temas são silenciados, para que estruturas de poder sejam mantidas. Nessa perspectiva, verifica-se uma lacuna em torno dos debates, o que contribuí com a falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando a sua resolução cada vez mais dificultada.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, o Estado em conjunto com a Rede Globo, poderiam anunciar a importância em respeitar diversas religiões. Diante disso, o Estado no que lhe concerne, poderia criar "Uma rede apoio" para aqueles que possuem medo de ser identificados pelos agressores, e também, ampliar suas leis, reforçando a segurança e assegurando a liberdade de crença. Tais ações poderiam ser anunciadas através de propagandas, podendo assim reverter o silenciamento e a insuficiência legislativa, de modo que as pessoas compreendam a importância de combater a intolerância religiosa. A partir dessas ações, tantos fiéis que foram discriminados, sejam respeitados devidamente!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
66 Exibições
por Mendesbe365
0 Respostas 
131 Exibições
por Evellyn18
0 Respostas 
128 Exibições
por Hesdras
1 Respostas 
142 Exibições
por Leandrooliv
1 Respostas 
151 Exibições
por Leandrooliv
0 Respostas 
184 Exibições
por Celtatuna
0 Respostas 
93 Exibições
por Carolinax
1 Respostas 
170 Exibições
por Joyce2807
8 Respostas 
548 Exibições
por Isabelaassis
0 Respostas 
86 Exibições
por Dhenefe

AprovaEnem10 Myllene02 Gi69 Casey12 Manoe[…]

É de fundamental importância certific[…]

No filme estadunidense "O diabo veste Pra[…]

A Constituição Federal de 1988 asseg[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM