Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#40264
Conceitua-se etnocentrismo, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta. Relacionando-o a isto, a intolerância religiosa é um problema recorrente da humanidade, apesar do Brasil ser um país laico, tem-se um contexto análogo a situação. Seja ora por conta da discriminação estrutural que muitas religiões sofrem, seja ora por conta da falha do poder judiciário na aplicação das leis, os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil, configura um complexo desafio a ser solucionado.
Inicialmente, cabe ressaltar o avanço da discriminação religiosa na coletividade brasileira. Em frase Antônio Cícero afirma "O mundo somente será lindo, quando houver o devido respeito e amor fraternal, entre todos os homens, religiões e nações. Entretanto, a sociedade falha em termos de tolerância religiosa, discriminando religiões afrodescendentes de origens distintas da sua crença, por causa das vestes, cores, rituais, além de está relacionado também ao meio e a educação que tal sujeito foi submetido. Logo, pela intolerância estrutural influênciada ao longo da vida principalmente pelo histórico da humanidade e pelo ambiente em que a pessoa foi criada, destaca-se um dos caminhos a ser solucionado.
Em segunda análise, é válido destacar a negligência do poder judiciário como uma das causas diretas do problema, pela falta de justiça. Segundo dados do ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, houve um acréscimo de 56% do número de casos de violência relacionado a intolerância religiosa no país em 2019. Levando em consideração que a maioria dos casos não são solucionados, ao menos chega a ir ao júri, o que dá a sensação de impunidade aos agressores. Por conseguinte, pela não eficácia da legislação, exibi-se outro dos desafios.
Destaca-se, portanto, os caminhos para serem enfrentados contra a intolerância religiosa no Brasil. Sendo assim, cabe ao governo federal por meio do ministério da justiça, investir em concursos públicos para a efetivação de profissionais no setor judiciário, afim de evitar congestionamento em julgamentos, para que as pessoas responsáveis por esse tipo de crime, possam ser punidas. Além disso, o ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, com o ministério da educação poderiam viabilizar campanhas de conscientização, projetos estudantis, ao propósito de que se possa erradicar esse preconceito. Ademais, como desde em 2007, com a criação do dia contra a intolerância religiosa, seria essencial festejos e apresentações mais visíveis para a população, para enfatizar esse tema tão atual e fundamental para a nossa coletividade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

*Perdoem o erro "afim" ao invés d[…]

vcs poderiam corrigir?

Tendo em vista a atual situação de f[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM