Avatar do usuário
Por anaabreu16
Quantidade de postagens
#128827
Na obra pré-modernista “Triste fim de Policarpo Quaresma”, do escritor Lima Barreto, constrói-se uma narrativa cujo protagonista se preocupa com as questões da nação. Para além da vertente literária, analogamente, o tecido social brasileiro afasta-se da postura de Policarpo, visto que se mostra indiferente ao desemprego no Brasil. Acerca dessa lógica, a escassez de debates e a negligência governamental colaboram para a intensificação do problema citado.
Nessa perspectiva, é importante analisar que as dificuldades relativas à falta de discussões comprometem o acesso à oportunidades no mercado de trabalho. Sob tal ótica, a realidade brasileira pode ser sintetizada quando se observa os dados estatísticos oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sob esse viés, vê-se que a mídia é falha por não dar notoriedade ao desemprego no país, pois não estimula diálogos pelos portais de comunicação. Portanto, a ausência de debates pode dificultar a identificação de soluções inovadoras e a alienação da população quanto a gravidade do problema.
Outrossim, é válido destacar a inoperância estatal como fator que corrobora a invisibilidade intrínseca à inatividade laboral. Essa problemática ocorre, sobretudo, porque, de acordo com a antropóloga Lilia Schwarcz, há a prática de uma “política de eufemismos” no Brasil, isto é, problemas específicos são suavizados e não são alvo da devida atenção. Partindo desse pressuposto, o Ministério do Trabalho comprova a tese mencionada ao não ofertar propostas significativas que, potencialmente, objetivem combater a falta de trabalho, a exemplo de criação de políticas públicas que visem a geração de emprego e renda. Sendo assim, enquanto a postura lesiva do Estado se mantiver, o impasse mencionado será uma situação presente.
Destarte, a falta de discussões e a inoperância estatal contribuem para o obstáculo associado ao desemprego no país. Para isso, é fulcral que o Ministério do Trabalho, órgão responsável pela política e diretrizes para a geração de emprego e renda, promova apoio aos trabalhadores brasileiros assegurando que os mesmos tenham qualificações profissionais úteis para o meio de trabalho. Essa iniciativa ocorrerá por meio do repasse de verbas governamentais, a fim de estimular atitudes combativas à conjuntura do problema em questão. Assim, a idealização literária de Lima Barreto mostrar-se-á presente na realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
75 Exibições
por thauanyy0
6 Respostas 
364 Exibições
por Mylike
1 Respostas 
144 Exibições
por wjs
2 Respostas 
136 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
125 Exibições
por isabolie
0 Respostas 
77 Exibições
por Luizasousal
3 Respostas 
133 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
272 Exibições
por duda177
Desemprego no Brasil
por resvsik    - In: Outros temas
0 Respostas 
186 Exibições
por resvsik
0 Respostas 
72 Exibições
por Gomes8

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM