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#68802
. "O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a" disse o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx que criou grandes vertentes políticas e econômicas presentes até hoje. É notório como a sociedade preza tanto por valores de bens materiais, pois no tempo contemporâneo você é o que você tem.
. Como resultado dessa disputa de classes e valorização de bens, temos uma grande desigualdade social causada pela marginalização, pobreza e descaso, já que muitos enriquecidos buscam sempre por mais posses as custas de seus trabalhadores e governantes dão prioridade ao conforto próprio.
. Em virtude dessa cobiça por elevar suas riquezas e ter uma vida mais cômoda, trabalhadores comuns não só sofrem com o aumento de metas em seus empregos e elevação de impostos nas cidades, como também a falta de auxílio público para com suas necessidades (saúde, segurança, transporte e educação) e período de descanso. O que acarretará em um trabalhador menos produtivo correndo risco de perder seu emprego, assim elevando os números de desigualdades sociais cada vez mais.
. Outrossim tal quadro ainda tem chances de ser reversível, para isto é necessária a devida distribuição de verbas aos auxílios públicos por parte do Estado, divulgação das vagas de emprego disponíveis em meios acessíveis de comunicação (jornais, revistas, _outdoors_, etc), disponibilizar adequadamente os direitos trabalhistas e realizar fiscalizações dos mesmos através da Secretaria do Trabalho, oferecer benefícios adequados para incapacitados (aposentados, deficientes, pessoas em situações precárias, e outros) para que possam se estabelecer e se possível voltarem ao mercado de trabalho, com pequenos esforços assim nossa sociedade pode se tornar livre de amarras econômicas sociais.
:mrgreen: :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#77153
Olá @Fernandacg. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação (vírgula, ponto)
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo
7Comentário adicional


"O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a" disse o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx3 que criou grandes vertentes políticas e econômicas presentes até hoje. É notório como a sociedade preza tanto por valores de bens materiais, pois no tempo contemporâneo3 7você é o que você tem.

➤ Particularmente, acho esse tipo de construção direcionada bastante interessante. Porém, recomendo que você não faça uso dela na sua redação, pois o corretor pode entender isso como uma certa marca de oralidade, fazendo com que seu texto seja prejudicado
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


5Como resultado dessa disputa de classes e valorização de bens, 7temos uma grande desigualdade social causada pela marginalização, pobreza e descaso, já que muitos enriquecidos buscam sempre por mais posses 3as custas de seus trabalhadores e governantes dão prioridade ao conforto próprio.

➤ Não use verbos na terceira pessoa, seja do singular ou plural
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura inadequada para redação ENEM


Em virtude dessa cobiça por elevar suas riquezas e ter uma vida mais cômoda, trabalhadores comuns não só sofrem com o aumento de metas em seus empregos e elevação de impostos nas cidades, como também a falta de auxílio público para com suas necessidades (saúde, segurança, transporte e educação) e período de descanso. 3 O que acarretará em um trabalhador menos produtivo3 correndo risco de perder seu emprego, assim elevando os números de desigualdades sociais cada vez mais.

➤ Recomendo que você aprofunde a sua contextualização, por meio de filmes/séries/livros que possam concretizar a ocorrência do traço da problemática pelo qual você está argumentando
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura inadequada para redação ENEM


5Outrossim3 tal quadro ainda tem chances de ser reversível5, para isto5 é necessária a devida distribuição de verbas aos auxílios públicos por parte do Estado, divulgação das vagas de emprego disponíveis em meios acessíveis de comunicação (jornais, revistas, _outdoors_, etc), disponibilizar adequadamente os direitos trabalhistas e realizar fiscalizações dos mesmos através da Secretaria do Trabalho7, oferecer benefícios adequados para incapacitados (aposentados, deficientes, pessoas em situações precárias, e outros) para que possam se estabelecer e se possível voltarem ao mercado de trabalho,3 com pequenos esforços3 assim3 7nossa sociedade pode se tornar livre de amarras econômicas sociais.

➤ Recomendo escrever períodos menores
➤ Evite usar termos que possam apresentar algum tipo de marca pessoal no seu texto. Lembrando que marca pessoal é diferente de marca de autoria
❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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