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Por luizabertoli
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Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, denota que é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar o bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, no Brasil contemporâneo, tal responsabilidade se faz distante, onde a falta de interesse informacional e a escassez de atitudes populacioais para evitar o proliferamento viral são obstáculos para que haja uma sociedade justa e plena.
Além disso, a obra cinematográfica "Sob Pressão" aborda a temática de médicos em um hospital público e suas dificuldades para lidar com pacientes sem conhecimento. Dessa maneira, por conta do desconhecimento social, o vírus se propaga de maneira rápida, aumentando o contágio dos indivíduos. Com isso, na realidade brasileira, assim como na narrativa, a falta de procura de informacional gera superlotação nos locais de cuidado, ocasionando então, em pandemias.
Sob o mesmo viés, o filme sul-coreano "A Gripe" mostra a história de uma região que está passando por uma epidemia devastadora em decorrência de um organismo desconhecido. Ademais, a doença é tratada sem a relevância necessária, resultando em centenas de pessoas enfermas. Outroassim, na atualidade brasileira, a escassez de atitudes sociais e de medidas preventivas provocam uma grande transmissão viral.
Portanto, é essencial que o governo mitigue os desafios supracitados. Para isso, o Ministério da Saúde - órgão responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para promoção, a prevenção e a assistência à saúde dos brasileiros - deve perfazer e deter pandemias e epidemias, por meio de campanhas informacionais dentro de unidades básicas de saúde, a fim de conscientizar e auxiliar os cidadãos sobre os caminhos para lidar com a proliferação do agente patogênico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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