Diante disso, em primeira análise, faz-se válido avaliar a relevância dada à lógica capitalista como um imbróglio para a temática. Para Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação torna-se um reflexo da realidade brasileira, dado o aumento da quantidade de empresas utilizando softwares que substituem trabalhos manuais à medida que aumentam seus lucros. Os trabalhadores, por conseguinte, não tem outra alternativa, senão o subemprego e a perca de seus direitos constitucionais em prol do enriquecimento das empresas.
Ademais, torna-se mister visualizar a omissão social como entrave para a solução da problemática. Fica claro, pois, que a ausência de debates sobre os impactos da inteligência artificial (e demais máquinas) no âmbito público, corrobora para a desvalorização do trabalho humano. Sob esse viés, Clarice Lispector traduz perfeitamente tal processo, ao afirmar que a sociedade, evitando lidar com o medo maior, nunca fala do que realmente importa.
Portanto, é imprescindível intervir sobre o assunto discutido. Dito isso, fica a cargo do poder legislativo regulamentar o uso de inteligência artificial (IA) por meio da criação de leis laborais que tenham como finalidade valorizar o trabalho do homem em paralelo à fiscalização do uso das IAs. Ademais, os sindicatos devem reconhecer o divulgar os impactos das IAs, com o fito de conscientizar a população por meio de mobilizações sociais. Assim, será possível assegurar os direitos constitucionais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.