Sob esse viés, deve-se ressaltar que a displicência governamental colabora com esse cenário. Nesse sentido, segundo o Contrato Social – proposto pelo contratualista John Locke –, cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar coletivo. Nesse contexto, é notório que o Estado não cumpre com seu dever de fornecer coleta de esgoto e entregar água tratada nas periferias urbanas, visto que falta investimento direcionado nessa área, o que, infelizmente, faz com que indivíduos desses locais tenham sua saúde comprometida. Dessa forma, o descaso sofrido por pessoas carentes evidencia que a cidadania, de fato, não chega a todos.
Ademais, é pertinente destacar que a falha da mídia contribui para a persistência da problemática. Nessa perspectiva, de acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Sob tal ótica, é perceptível que a mídia negligencia o debate acerca da ausência de tais benefícios garantidos à população, tendo em vista a insuficiente exposição desse empecilho promove a não democratização do que é considerado básico, o que faz com que a carência de saneamento básico nessas regiões não seja denunciada. Desse modo, é indubitável que a pouca abordagem midiática com relação ao insatisfatório serviço do governo proporciona a perpetuação do problema.
Portanto, é imprescindível a realização de medidas que aumentem o saneamento básico na periferia. Logo, o Estado, por intermédio de mais investimentos, deve fornecer água tratada e coleta de esgoto de qualidade nas periferias urbanas – com a criação de um programa social que vise atingir os mais necessitados-, a fim de garantir os direitos dos cidadãos e preservar a sua saúde. Assim, consolidar-se-á uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada