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Por biasarachi
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#65171
Considerada como uma das músicas mais emblemáticas do cenário brasileiro, "Que país é esse?", da banda "Legião Urbana", marcou uma geração ao expor os problemas vividos pelo Brasil do século XX. De modo semelhante ao contexto abordado na canção, percebe-se que, apesar de consideráveis avanços, o país ainda apresenta diversos obstáculos, como garantir o acesso democrático aos livros no Brasil. Assim, há de se entender como a negligência governamental e a postura das editoras interferem nessa entrave.
Nessa perspectiva, é imperioso destacar que essa problemática é fruto da negligência do governo. De acordo com Antônio Lobo Antunes, "um povo que lê nunca será um povo escravo". Entretanto, o pensamento do escritor não se adequa a toda população brasileira, visto que uma parcela não tem acesso aos livros, devido a falta de investimento do governo nessa área. Uma vez que o Estado não dá a devida atenção às bibliotecas e não faz doações de livros para as escolas, distanciará a democratização do acesso aos livros.
Ademais, vale também ressaltar o comportamento das editoras e sua intrínseca relação com o acesso democrático dos livros no Brasil. Nesse sentido, as empresas responsáveis pelas publicações dos livros, dificultam esse acesso, posto que não deixam acessível para aqueles que possuem menor poder aquisitivo.
Em suma, o governo, junto das editoras - responsável pela publicação do livros - devem realizar uma parceria, a fim de distribuir livros para as escolas e comunidades, e também criar sebos nos bairros para o maior acesso. Assim, o pensamento do Antônio Lobo Antunes, se encaixará no nosso país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por biasarachi
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#65172
Oi,
Poderiam dar uma olhada na minha redação e comentar sobre os meus erros, por favor? Estou começando agora e queria saber como melhorar.

Obrigada!

@Ashiley @Helenamora @Mariane2020
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