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Por vaval
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#119517
Em "A República", diálogo socrático escrito por Platão, o insigne filósofo idealiza uma sociedade distante de problemas, sobretudo devido ao esforço feito pela coletividade em superar impasses. Tal obra, no entanto, não pode ser associada ao Brasil, uma vez que a busca pela fortificação da democracia, não se faz presente uniformemente, o que acaba anulando a ordem formulado pelo pensador. É preciso analisar, dessa forma, a falta de informação e a corrupção, como fatores alarmantes do problema.
Diante desse cenário, percebe-se que a falta de informação se encontra enraizada devido aos setores governamentais não utilizarem mecanismos que viabilizem o acesso fundamental para construção de ideias e opiniões dos cidadãos. De acordo com a teoria da tábula rasa de John Locke: " O ser humano é como uma tela em branco, preenchida por experiências e influências. Acerca disso, percebe-se que a busca pela democracia no país, o indíviduo, cercado de negligências, tende a ser influenciado pelo meio no qual está inserido - tendo comportamentos desnorteados.
Ademais, a corrupção também se faz presente na atualidade, visto que a necessidade de ganho por ações inadequadas, despertam a liberdade por um caminho mais facilitador para quem se utiliza dessa prática. Com isso, entende-se como a busca pela democracia na sociedade hodierna se tornou um fato extremamente perigoso e prejudicial, que incapacita o cidadão a evoluir conscientemente.
Portanto, cabe ao Estado, responsável pela administração territorial, promover campanhas e palestras de conscientização que valorizem as práticas necessárias para o país alcançar os caminhos até uma justa e plena democracia. Logo, com a adoção dessas medidas, essa nefasta realidade será modificada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por vaval
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#119518
Estou começando agora. Essa é minha segunda redação. Quem puder me dar uns toques onde posso melhorar, já ficarei bastante inspirado pra melhorar cada vez mais os pontos que eu precisar :)
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Por vaval
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#119646
Alguém pode avaliar minha redação? :/
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Por vaval
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#119692
Acredito que o texto esteja bom. Acho que preciso melhorar mais na argumentação!
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Por RayaneSC
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#119758
Olá @vaval !
Vou corrigir sua redação com base no que já aprendi.

INTRODUÇÃO:
"Em "A República", diálogo socrático escrito por Platão, o insigne filósofo idealiza uma sociedade distante de problemas, sobretudo devido ao esforço feito pela coletividade em superar impasses. Tal obra, no entanto, não pode ser associada ao Brasil, uma vez que a busca pela fortificação da democracia, não se faz presente uniformemente, o que acaba anulando a ordem formulado pelo pensador. É preciso analisar, dessa forma, a falta de informação e a corrupção, como fatores alarmantes do problema."

1. De modo geral a sua introdução está boa, possui repertório e a tese com dois argumentos no final do parágrafo.
2. Faltou você o tema como um problema, no caso falar como o não fortalecimento da democracia é prejudicial ou falar sobre a importância de fortalecer a democracia logo no início, isso irá ajudar na competência 2.

DESENVOLVIMENTO:
"Diante desse cenário, percebe-se que a falta de informação se encontra enraizada devido aos setores governamentais não utilizarem mecanismos que viabilizem o acesso fundamental para construção de ideias e opiniões dos cidadãos. De acordo com a teoria da tábula rasa de John Locke: " O ser humano é como uma tela em branco, preenchida por experiências e influências. Acerca disso, percebe-se que a busca pela democracia no país, o indíviduo, cercado de negligências, tende a ser influenciado pelo meio no qual está inserido - tendo comportamentos desnorteados"

1. Você precisa desenvolver melhor o seu argumento, falando como a falta de informação é prejudicial para a democracia. Particularmente, eu entendo o desenvolvimento como uma sequencia lógica de ideias que termina com o fechamento do parágrafo, mas se você ler os desenvolvimentos das redações nota mil poderá perceber por si próprio qual a melhor forma de argumentar.
2. De modo geral a relação que você fez com o repertório está boa!

"Ademais, a corrupção também se faz presente na atualidade, visto que a necessidade de ganho por ações inadequadas, despertam a liberdade por um caminho mais facilitador para quem se utiliza dessa prática. Com isso, entende-se como a busca pela democracia na sociedade hodierna se tornou um fato extremamente perigoso e prejudicial, que incapacita o cidadão a evoluir conscientemente."

1. Aqui já senti falta de um repertório e também faltou uma argumentação mais completa, mas ainda sim você desenvolveu sua ideia melhor no segundo parágrafo.

CONCLUSÃO:
"Portanto, cabe ao Estado, responsável pela administração territorial, promover campanhas e palestras de conscientização que valorizem as práticas necessárias para o país alcançar os caminhos até uma justa e plena democracia. Logo, com a adoção dessas medidas, essa nefasta realidade será modificada."

AGENTE: Estado (seria melhor especificar o agente e não deixar apenas como Estado, ficaria melhor se fosse "O Governo Federal" especifica um pouco mais);
AÇÃO: promover campanhas e palestras;
MEIO:
FINALIDADE:
DETALHAMENTO:
A sua conclusão não está completa, mantenha-se atento quando fizer a proposta de intervenção para não esquecer nenhum desses elementos.

Parabéns pelo esforço! continue praticando e veja vídeos sobre redação para perceber onde você está errando e dar mais clareza ao texto.
Espero ter ajudado :)
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