Diante desse cenário, percebe-se que a falta de informação se encontra enraizada devido aos setores governamentais não utilizarem mecanismos que viabilizem o acesso fundamental para construção de ideias e opiniões dos cidadãos. De acordo com a teoria da tábula rasa de John Locke: " O ser humano é como uma tela em branco, preenchida por experiências e influências. Acerca disso, percebe-se que a busca pela democracia no país, o indíviduo, cercado de negligências, tende a ser influenciado pelo meio no qual está inserido - tendo comportamentos desnorteados.
Ademais, a corrupção também se faz presente na atualidade, visto que a necessidade de ganho por ações inadequadas, despertam a liberdade por um caminho mais facilitador para quem se utiliza dessa prática. Com isso, entende-se como a busca pela democracia na sociedade hodierna se tornou um fato extremamente perigoso e prejudicial, que incapacita o cidadão a evoluir conscientemente.
Portanto, cabe ao Estado, responsável pela administração territorial, promover campanhas e palestras de conscientização que valorizem as práticas necessárias para o país alcançar os caminhos até uma justa e plena democracia. Logo, com a adoção dessas medidas, essa nefasta realidade será modificada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.