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De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, os acidentes de trânsito tem aumentado consideravelmente. Isso deve-se a irresponsabilidade das pessoas que trafegam alcoolizadas e ao uso do celular ao volante, contribuindo com os altos índices de acidentes. Sendo assim, medidas devem ser tomadas para minimizar tal problemática.
Na tentativa de acabar com acidentes causados pela ingestão de bebidas, misturadas com direção, o governo brasileiro criou uma lei, chamada de Lei Seca, com o objetivo de diminuir os acidentes causados pela bebida alcoólica nas estradas. No entanto, a falta de educação no trânsito faz com que as pessoas mostrem indiferença a respeito das consequências. De acordo com a OMS, a taxa de mortes relacionada ao consumo de bebida alcoólica entre jovens de 20 a 29 anos, chega a 13,5%.
Por conseguinte, uma das maiores causas de colisão e atropelamento nas ruas e estradas brasileiras é o uso do celular no trânsito,o que, segundo o Detran , aumenta em 400% o risco de acidentes, pois a atenção que deveria ser posta nas estradas e sinais está sendo tomada pelos aparelhos eletrônicos. Isso mostra que a dependência que o celular exerce sobre uma pessoa acaba dividindo a sua atenção com a condução no trânsito.
Dado o exposto, torna-se imperativo que o Estado, na figura do Poder Legislativo, amplifique a Lei Seca, para que ao rejeitar fazer o teste do bafômetro, o condutor tenha a multa aumentada, fazendo com que as pessoas pensem antes de cometer tal infração. Ademais, a mídia deve apresentar artigos e documentários alertando o perigo do celular no trânsito, a fim de conscientizar a população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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