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Sob a perspectiva do físico teórico alemão Albert Einstein, temos de fazer o melhor que podemos. Está é a nossa sagrada responsabilidade humana. Entretanto, ao analisar a falta de respeito e responsabilidade do trânsito brasileiro e os desafios para combate-lo, percebe-se que o ideal descrito não se concretiza nos dias atuais, já que o comportamento social violento e a mobilidade urbana contribui para perpetuação deste quadro.
De acordo com o escritor irlandês Oscar Wilde, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação. Diante esse ponto de vista, é importante ressaltar que a insatisfação da população acerca do atual cenário brasileiro no trânsito é evidente. Por isso, dirigir acima da velocidade permitida, utilizar o celular e ingerir bebidas alcoólicas ao volante, não usar cinto de segurança, são algumas das principais causas da violência no trânsito. Desse modo, a ausência de responsabilidade vem ocasionando em mais acidentes e colocando a vida de pessoas em perigo.
Ademais, é fundamental apontar a mobilidade urbana como um dos impulsionadores dessa problemática. Visto que, o número de veículos individuais nas ruas aumentaram, devido ao crescimento desordenado das cidades brasileiras nas últimas décadas do século XX. Consequentemente, resultando no aumentando do índice de acidentes no trânsito.
Com base nos argumentos apresentados, é notório a necessidade de soluções para combater esse problema. Sendo assim, o Ministério da Educação deve desenvolver ações para promover mais informação e conhecimento, através de investimentos nas escolas brasileiras, com intuito de conscientizá-los de seus direitos e deveres no trânsito. A campanha maio Amarelo, também é uma iniciativa para incentivar a população no trânsito a praticando a empatia e ter mais responsabilidade. Por fim, será possível criar um país com um trânsito mais seguro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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