Em primeiro plano, é importante ressaltar que o conceito de infância só foi definido a partir do século XVIII, quando a criança passa a ser respeitada como alguém que precisa de cuidados especiais, passando a ser considerada como pura e inocente. Contudo, nas mídias atuais, tais características foram distorcidas, abrindo espaço para a sexualização do corpo infantil, principalmente por meio da pornografia, que muitas vezes produz conteúdos que remetem à infância e apresentam atores com traços infantis, em especial mulheres. Além disso, tais conteúdos são extremamente consumidos por pedófilos, que os utilizam como meio para realizar suas depravações.
Em segundo lugar, é perceptível que a falta de educação sexual entre crianças faz com que estas se tornem indefesas, uma vez que não estão cientes dos perigos que as rondam. Como exemplo, pode-se citar o livro Lolita, em que a menina de 12 anos não sabe o que está acontecendo quando o protagonista da obra, um pedófilo, a induz a praticar atos sexuais com ele. Analisando a conjuntura atual da sociedade brasileira, é notável que a falta de uma efetiva educação sexual prejudica as crianças e adolescentes, que não sabem o que é errado e o que é certo em relação aos próprios corpos, tornando-as despreparadas para o mundo.
Diante disso, cabe ao Ministério da Educação e Cultura formular uma proposta educacional, implementando a educação sexual como obrigatória em escolas de nível fundamental e médio, para que haja a democratização do acesso à informação e, também, uma base para que, no futuro, o abuso sexual infantil seja erradicado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada