Nota-se que a negligência governamental é imensa causando falha no sistema educacional, de saúde e pouquíssimas oportunidades de estudo e emprego para a maioria da população. O sistema educacional por sua vez é falho e pobre, as escolas precisam oferecer condições mínimas para receber as crianças de forma adequada. Porém, suas equipe são mal preparadas, o ambiente não é adequado e até o posicionamento geográfico da região da escola muitas vezes não é adequado e tudo isso pode influenciar. O acessor especial do secretário de educação ressaltou a necessidade de garantir uma atenção especial à saúde mental dos profissionais de educação responsáveis pela educação dos jovens, porém nada foi citado sobre a saúde mental dos jovens.
Acolher os estudantes, buscar a aproximação com as famílias e qualificar os profissionais da educação são algumas das ações necessárias para enfrentar o problema da violência no ambiente escolar. Escola, família e sociedade precisam trabalhar de forma integrada para que consigamos implementar ações que atendam às necessidades dos estudantes. O diálogo e acolhimento entre os alunos, pais, professores e a gestão da escola, o incentivo aos estudantes em desenvolver habilidades como a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas, bem como a promoção de atividades culturais e esportivas são ações válidas no combate à violência nas escolas.
Portanto, faz se imprescindível um maior envolvimento familiar na vida dos discentes em todas as fases de seu desenvolvimento, bem como o preparo da gestão pedagógica e do corpo docente, assim como medidas de inclusão de especialistas psicológicos nas escolas a fim de erradicar essa realidade cruel e corriqueira de muitas escolas de diversos estados e municípios. É preciso muito mais esforços unidos que uma só tentativa de melhoria, falar de direitos é fácil, porém é deveras importante dialogar sobre os deveres em todo ambiente social e familiar juntamente com as escolas com o intuito de transformar essa realidade negativa em positiva e se obter um convívio mais pacífico no ambiente estudantil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada