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Por Alek
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#117346
Infelizmente a fome persiste no Brasil devido a desigualdade socioeconômica presente no país , além da ausência de políticas públicas direcionadas ao combate desse problema.
De início é necessário analisar que , a nação brasileira é marcada por um passado elitista e excludente , o que resultou na formação de uma política fiscal injusta, onde o trabalhador recebe baixos salários pela atividade executada , ou seja instaurou-se no país o processo de desigualdade referente a distribuição de renda . Pode-se analisar esse fato como um agravante da fome , já que o acesso a alimentos torna-se muitas vezes inalcançável . O sociólogo Karl Marx propõe em sua teoria , a discrepância econômica e social entre a burguesia e proletários , a qual os proletários vivem em precárias condições salutares . Tal cenário é vivenciado pela classe trabalhadora brasileira.
Além disso, pode-se ressaltar o descaso do poder público em relação a adoção de medidas políticas objetivas e efetivas , o que contribui para a volta do Brasil no mapa mundial da fome . De acordo com a Constituição Federal de 1988 , a alimentação caracteriza-se por ser um direito básico de todo cidadão brasileiro , logo é responsabilidade governamental a preservação e aplicação deste item constitucional.
Nota-se , portanto, a necessidade de reverter esse cenário lamentável, através da ação do Estado , o qual deve aliar o poder democrático junto a eficiência econômica e justiça social por meio de reformulações jurídicas e judiciárias , a mídia divulgar campanhas de conscientização a fim de promover uma mobilização social . Por fim , empresas ligadas ao ramo alimentício devem fiscalizar o desperdício de comida durante o processo logístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
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#117351
Boa redação, @Alek!

1) Sua introdução é muito sintética. Faltou apresentar o tema e uma tese que demonstre mais posicionamento crítico.
2) No primeiro parágrafo de desenvolvimento, não ficou clara a conexão entre o argumento e o tema. A alusão histórica e a citação de Marx não foram relacionadas diretamente à fome.
3) No segundo parágrafo de desenvolvimento, você trouxe informações interessantes, mas elas precisam de mais desdobramentos. O que sustenta a afirmação de que existe um descaso do poder público quanto à fome? Quais medidas deveriam ser adotadas, porém não vêm sendo?
4) A referência à Constituição é, de acordo com os critérios do ENEM, um repertório produtivo, o que assegura a nota máxima na C2.
5) Cuidado com o uso inadequado do pronome relativo "a qual". Uma inadequação é o suficiente para que a nota da C4 seja, obrigatoriamente, reduzida.
6) Na conclusão, vejo três propostas de intervenção independentes, todas incompletas. A primeira tem ação, agente e meio, mas não efeito e detalhamento. A segunda, ação, agente e efeito, mas não meio e detalhamento. A terceira, ação e agente, mas não meio, efeito e detalhamento. Com somente três elementos nas duas soluções mais completas, não se ultrapassa o nível 3 (120). Prefira apresentar uma única proposta que contenha os cinco elementos necessários.

Continue praticando que o 800+ vem ;)
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Por Alek
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#117363
Muito obrigado pelas dicas!
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