No século 19, o romantismo transmitia um comportamento de obediência feminina em consonância com os valores morais da época por meio da atuação de personagens literários. Hoje, a escritora nigeriana Chimamanda Adichie afirma que as questões de gênero descrevem como devemos ser, sem reconhecer quem somos, o que prova um modelo antigo enraizado na sociedade. Nesse sentido, a cultura de assédio no Brasil é fruto de uma reflexão histórica e, para garantir o respeito e a liberdade das mulheres.
Em primeiro lugar, um dos motivos do assédio é a masculinidade em relação às mulheres. Embora o feminismo garanta maior autonomia política e social para as mulheres, o patriarcado ainda as oprime com suas roupas, o direito de ir e vir e o empoderamento. Dessa forma, os ideais conservadores prevalecem sobre a realidade. Em 2016, a revista Veja entrevistou a esposa do vice-presidente Michel Temer em matéria intitulada "Linda, modesta e calorosa". Essa convocação unifica o papel da mulher, pois o machismo prova que quem usa roupas curtas e sai desacompanhada está vulnerável a abusos.
Portanto, a cultura do assédio está consolidada na sociedade brasileira. A fim de mudar a percepção dos homens, o debate e os cursos de conscientização de crianças em idade escolar estimularão o respeito pelos direitos das mulheres. Além disso, a mídia influente deve veicular notícias sobre igualdade de gênero e discutir a banalização do abuso, desencadeando reflexões e mudanças no comportamento pessoal. Como espera Chimamanda, o governo será mais rígido em suas leis contra essa situação e garantirá o reconhecimento da liberdade das mulheres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada