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Por EuDavila
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#83987
Segundo a escritora Chimmanda Adichie afirma que a mudança do “Status Quo” - o estado das coisas - é sempre penoso. Nessa perspectiva, percebe-se tão intensa dificuldade de mudança nos caminhos para se combater o tabagismo na sociedade brasileira, visto que geralmente são poucas as modificações em relação ao uso acentuado do tabaco que fomenta malefícios tanto ao indivíduo quanto à sociedade. Nesse sentido, distingue-se um delicado cenário que tem como fatores a insuficiência governamental e a mentalidade social.
Dessa forma, em primeira análise, a ineficiência governamental é um desafio presente nesse imbróglio. Nesse contexto, consoante o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto à luta contra o tabagismo, já que o governo na maioria das vezes se mantém omisso suscitando na normalização do uso do tabaco. Além disso, tamanha situação motiva o sofrimento desse tecido social, bem como ao meio ambiente que se contamina com a substância tóxica nicotina. Assim, urge que o governo transmute do estado de inércia.
Em paralelo, ao intelecto populacional é um entrave no que tange a esse panorama. Nessa conjuntura, conforme o sociólogo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, sucede um impasse sobre o combate na utilização do tabaco, uma vez que muitos usuários reconhecem que o cigarro causa danos irreversíveis, entretanto manuseiam de maneira exacerbada. Consequentemente, isso suscita a essa comunidade o adoecimento psíquico-físico, bem como risco de morte. Logo, é urgente rever esse pensamento.
Portanto, é indispensável intervir sobre essa questão. Para isso, o Poder Público deve investir em políticas públicas para combater o tabagismo, por meio da criação de centros gratuitos de reabilitação amplamente, a fim de reverter o déficit do Estado. Tal ação pode, ainda, contar com a divulgação massiva de informações sobre os males que o tabaco pode causar ao organismo. Paralelamente, é preciso intervir sobre a sagacidade social presente na problemática. Desse modo, espera-se alcançar uma mudança do “Status Quo” como reiterou Chimmanda Adichie.

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por EuDavila
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#84002

Aceite os erros como descobertas e use eles para avançar!
0
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Por celosilva
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#84454
Bom repertório da Chimamanda.
Boa problematização.
Boa tese.
“se mantém omisso[,] suscitando na normalização” Faltou vírgula
“Além disso, tamanha situação motiva o sofrimento desse tecido social, bem como ao meio ambiente que se contamina com a substância tóxica nicotina.” Cuidado para não desviar do foco. Para a proposta, o que vale são os impactos na vida das pessoas e não os prejuízos pro meio ambiente. E porque causa sofrimento nas pessoas?
Faltou desenvolver melhor a argumentação nesse parág. O que faltaria ao Estado para ele deixar de ser “omisso”? Você precisaria dizer que o Estado é omisso e o porquê disso.
“Em paralelo, ao intelecto populacional é um entrave no que...” Não tem preposição “a”.
Bom repertório do Durkheim (legitimado, pertinente e de uso produtivo)
Boa argumentação no 3ºparág
Bons conectivos, bom uso dos repertório, deixando o texto bem articulado.
Boa intervenção, bem completa e “amarra” as duas questões levantadas nos parágrafos de argumentação.
“Paralelamente, é preciso intervir sobre a sagacidade social presente na problemática.” Essa frase ficou sem sentido no texto.

C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200

Nota: 960
Faixa de notas: no mínimo, 920+
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