Em primeiro lugar, cabe destacar que o consumo do tabaco prejudica a saúde da população brasileira. De acordo com dados divulgados pela OMS, esse produto mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Dentre as vítimas fatais estão tanto os consumidores, quanto não-fumantes expostos ao fumo de forma passiva. Além disso, diversos outros problemas salutares são desenvolvidos por causa da dependência a nicotina, por exemplo, pneumonia, doenças cardíacas e pulmonares. Dessa forma, fica evidente como é necessário combater o tabagismo, visto que esse problema acarreta a morte ou desenvolve sérios problemas na vida de muitos pacientes.
Além disso, outro aspecto importante acerca da problemática é a popularização do tabagismo em diferentes faixas etárias. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, mesmo que o hábito de fumar tenha registrado queda nos últimos anos, ainda é comum nas capitais brasileiras e avança entre os jovens. Isso pode ser visto frequentemente nas redes sociais, em que adolescentes postam fotos e vídeos utilizando narguilés e cigarros eletrônicos. Essa prática, então, se difunde dessa faixa etária devido à falta de conhecimento acerca dos danos à saúde e, também, pela necessidade de se encaixar em determinados grupos sociais.
Fica evidente, portanto, que o tabagismo é um problema a ser solucionado na sociedade brasileira. Nesse sentido, é papel do Ministério da Saúde, órgão responsável por gerenciar programas voltados à saúde do brasileiro, ampliar projetos de combate ao tabagismo no país. Isso deve ser feito por meio do apoio profissional de médicos, psicólogos e assistentes sociais que atuem tanto em escolas quanto em postos de saúde para o auxílio dos usuários e informação da população de todas as faixas etárias, para que, assim, mais cidadãos encontrem o apoio para abandonar o vício e outros conheçam os prejuízos que este pode causar. Assim, mesmo que filmes ou propagandistas influenciem, saberemos de forma consciente o mal que o produto faz em nossas vidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.