Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% da população brasileira é usuária de cigarro. O produto é altamente prejudicial à saúde dos pulmões e outros órgãos do corpo, causando também diversos tipos de câncer, doenças crônicas, e propiciando fatores de risco para outras doenças, como doenças respiratórias. Mesmo assim, o cigarro está se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros, incluindo adolescentes e jovens adultos, o que aumenta também o número de vítimas nacionais do tabagismo.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2017, a taxa de fumantes entre 18 e 24 anos era de 8,5%, demonstrando alta comparado ao ano anterior. Esta alta pode se dar à popularização de cigarros eletrônicos e narguilés, à venda em tabacarias no país. Geralmente de manuseio doméstico, é polêmica a discussão que esses produtos de fumo, tabagistas ou não, tenham sido popularizados por mídias de entretenimento, como filmes, jogos, memes, e séries em streaming. Independente da natureza do objeto propagador, é inegável a negligência por parte público do fumante perante os mais variados problemas de saúde que o fumo pode causar.
Tem-se consciência, porém, que as mídias atuais passam por uma diversificação imensa. Assim, não só podem existir formas de propagar, mesmo que indiretamente, o uso de tabaco, mas há também como combater o uso desse produto com marketing e publicidade. Um exemplo é a popularização de memes com a mascote do Proerd nas redes sociais, difundido por usuários que apoiam campanhas antitabagismo. Portanto, com parcerias entre o Ministério da Saúde e figuras populares, como atores, influenciadores e artistas, o combate ao uso de tabaco pode ser acessível a todas as faixas etárias, e seguir com o objetivo de minar o número de fumantes no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada