A "glamourização" do cigarro é uma das principais causas que prejudica o combate do mesmo. Isto se deve pelas mídias sociais, como propagandas, séries, filmes, entre outros, criarem personagens que utilizam o fumo de forma romantizada, originando um "fetichismo" nas pessoas, principalmente nos jovens. Por exemplo tem a propaganda "Cowboy da Marlboro" que fez sucesso no século XX e influenciou diversas pessoas ao fumo. Em consequência disso, muitos sujeitos para se encontrarem "descolados" assim como seus personagens preferidos começam a fumar prejudicando a saúde.
Em consonância a isso, tem-se a indústria de cigarros que utiliza de muitos meios para atrair as pessoas ao fumo e assim venderem seu produto. Isto pode ser visto no filme "Obrigada por fumar" de 2005, em que o personagem principal, lobista da indústria de cigarros, promove o fumo de forma indireta por meio de cenas em destaque em filmes. Paralelamente, embora tenha sido criada leis que proibam a criação de propagandas que estimulem o uso de tabaco e a lei antifumo, a influência da indústria tabagista ainda é presente na sociedade brasileira. Logo, precisa ser revista para assim combate-la.
Portanto, é mister que o Estado tome caminhos para amenizar o quadro atual, visto que apresenta riscos para a saúde coletiva. Dentre esses caminhos, urge que o Ministério da Saúde crie campanhas de âmbito nacional que seja divulgada nas mídias sociais, como nas redes sociais para alertar a população brasileira sobre os malefícios do cigarro, estimulando o combate ao tabagismo. Ademais, que o Ministério da Cultura crie leis que proíbam a romantização do tabaco em filmes e novelas nacionais para que não promovam o fumo de forma indireta. Sendo assim, é possível que o consumo diminua na sociedade do Brasil, principalmente entre os jovens.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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