De início, é preciso ressaltar que o cigarro, principal modo de uso do tabaco, nem sempre é retratado como a ameaça que é. Tal fato evidencia-se em seriados e filmes, os quais apresentam personagens cujas características, como o bom humor e a sensualidade, encontram-se associados ao fumo. Isso influencia a atitude de jovens, sobretudo adolescentes, que buscam constantemente uma autoafirmação e são iludidos por esse culto às drogas de tal forma que a
Organização Mundial da Saúde já considera o tabagismo uma doença pediátrica.
Além disso, a dependência da nicotina, princípio ativo do tabaco, se torna um peso nas contas públicas do país. Isso se dá pois inalar a fumaça do cigarro pode causar e/ou agravar outras doenças, sendo o câncer a mais comum. Como consequência, as filas de atendimento no Sistema Único de Saúde aumentam, bem como a necessidade de mais verba pública destinada ao tratamento dessas enfermidades.
Portanto, faz-se necessário que esse panorama seja revertido. Para isso, o Ministério da Saúde, junto ao Ministério da Educação, deve implementar um programa de ampla conscientização dentro das escolas, com palestras que abordem não só os prejuízos do tabaco, como de drogas em geral na saúde humana, de modo a prevenir dependências químicas e aumentar a expectativa de vida desses jovens. Assim, portanto, uma efetiva mudança poderá ser observada no cenário social do Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.