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Por juliananjos
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#43400
Com a Lei Antifumo de 2009, previa-se no Brasil, a proibição do consumo de cigarros e fumígenos em ambientes públicos, privados e coletivos, para proteger a saúde da população. Entretanto, no contexto atual, o consumo de tabaco é cada vez mais frequente, e ameaça a saúde de fumantes e não-fumantes, sendo também popular entre os jovem. Assim, sob influência da mídia cinematográfica, histórico familiar e pela busca por pertencer a um grupo, muitos foram e são motivados ao consumo de cigarro, entrando no vício e obtendo consequências graves à saude.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano no Brasil, enquanto 1,2 milhões representam a categoria de fumantes passivos, que não consomem, mas inalam a fumaça de um fumante próximo. O cigarro, composto pela substância nicotina, que gera dependência química, afeta de diversas formas o organismo, podendo incluir doenças cardíacas, respiratórias, cerebrais, desenvolvimento de câncer e até levar a morte.

De acordo com o filósofo Walter Benjamin, os filmes atingem as massas, podendo aliená-las. Nesse sentido, os conteúdos cinematográficos foram fatores preponderantes, como influente no século XX, bem como no contexto atual, sobretudo ao público jovem, apresentando o tabagismo como uma tentativa de alívio aos problemas diários, e como status na inclusão à um grupo social. Além disso, casos de fumantes nas famílias, junto a instabilidade psicológica e social, integram outras causas consideráveis.

Dessa forma, é de imediato a realização de medidas que combatem o tabagismo. Portanto, o Mistério da Saúde deve implantar campanhas de conscientização em escolas e postos de saúde, que inclua o alerta aos riscos do fumo e promova assistência social e médica aos indivíduos que estão no vício, instigando ao abandono à prática. No intuito de que, a Lei Antifumo seja reforçada e efetivada, e que mesmo com influência do cinema e outros meios, se obtenha, a longo prazo, a diminuição do fumo, garantindo a proteção à saúde da população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por KamillaS
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#43511
posso sim :)
vou dar uma olhadinha agora
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Por KamillaS
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#43515
Olha, gostei da sua redação mas precisa fazer algumas mudanças p/ complementar seu texto.
Vou te dar algumas dicas que me ajudaram muito
1- Comece sempre seus parágrafos de desenvolvimento com tópico frasal ( tipo uma frase introdutória) ao invés de já ir colocando dados/ repertórios
2- O seu primeiro desenvolvimento ficou levemente expositivo, pois, você começa com os dados e em seguida fala do cigarro. *Falta desenvolver mais o parágrafo*
3- Outra dica super importante---- Imagine cada parágrafo como um “mini texto” e nesse mini texto você vai (introduzir, desenvolver e concluir) que nem o corpo da redação em si, só que no parágrafo, ou seja, você começa com tópico frasal em seguida aprofunda/ justifica/ exemplifica/ fundamenta (com repertório) e por fim conclua a ideia que seu parágrafo quer passar. *traga mais seu ponto de vista para o texto*
4- Não use ando, endo, indo nas palavras >isso te faz perder ponto pq é gerúndio.
Exemplo no seu texto: apresentando o tabagismo ---- modifique para -> na qual apresente o tabagismo (use os conectivos a seu favor)
5- Algumas frases estão muito longas, procure usar o ponto final e conectivo para o seu texto fluir. A frase extensa pode deixar as ideas confusas e prejudicam a compreensão do texto. *tenha mais fluidez e objetividade*
++++
Obs! Tom expositivo(não use no texto): Apresentação do panorama
Tom de relato
“como” acontece
Tom argumentativo: Justificativa da existência dos fenômenos relacionados ao tema
“porque” acontece

Na conclusão use conectivos para os 5 agentes ( isso facilita para o corretor na hora)
Ex: a) agente : para tanto, o (agente)....
b) ação: deve
c) modo/ meio: por meio de, de modo que
d) detalhamento: visto que
e) efeito: para que

É isso, espero ter ajudado e boa sorte
que vc consiga atingir seus objetivos ;)
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Por juliananjos
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#43542
@KamillaS, obrigada pela correção e dicas.
Entendi sua análise, só não acho que o ponto do tópico frasal no início esteja faltando, já que eu comecei com um fato existente (Lei antifumo) e não um dado exatamente...
Sobre a conclusão, eu acredito que eu tenha preenchido esses tópicos, ou pelo menos alguns desses, por isso não concordei com a nota.
O restante, eu sei que eu costumo errar por isso e estou tentando melhorar.

Agradeço novamente, e se precisar de correção pode me marcar!!
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