De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é causa da morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Uma parcela dessas mortes é de fumantes passivos, cerca de 1,2 milhão. O uso de nicotina é causa de inúmeras doenças além do câncer, como leucemia, tuberculose, infecções respiratórias, impotência sexual, entre outras.
Paralelamente ao número de mortes, nota-se, também, um crescimento significativo no uso da nicotina entre os jovens. Dados de uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontam que a taxa de jovens fumantes subiu de 7,4 % em 2016 para 8,5% em 2017. Esse acréscimo pode ser explicado pela popularidade de ferramentas como o narguilé e os cigarros eletrônicos, que dão uma falsa sensação de serem menos nocivos à saúde que o cigarro convencional.
Fica nítido, assim, a urgência de uma intervenção robusta no quadro. O Ministério da Saúde em parceria com o Governo Federal e as escolas devem desenvolver políticas públicas de conscientização e combate ao tabagismo. É míster que informação sobre os efeitos adversos do uso do tabaco cheguem a toda a população, sem exceções. Para tanto, palestras nas escolas e campanhas com engajamento de jovens e adultos devem ser feitas, no intuito de levar informação à população no geral, visto que é necessário trazer o assunto à tona para que o combate ao seja efetivo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.