Em primeira análise, cabe ressaltar que a inoperância estatal dificulta o combate ao racismo no país. Segundo o filósofo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos" alguns temas são ocultados na sociedade, a fim de ocultar as mazelas sociais. Sob esse viés, vale citar que no Brasil os casos de prejulgamento racial ainda são altos, e que muitas vezes isso se dá pela falta de punições adequadas para esse crime. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo DataSenado, de 200 indivíduos indiciados por tal desrespeito, cerca de 85% deles, apenas pagam indenização à vítima e são liberados. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de caminhos para combater o racismo na nação brasiliense.
Em segunda análise, é de extrema importância frisar que o pensamento ultrapassado e preconceituoso das pessoas eleva os casos de discriminação racial. Conforme o filósofo Pitágoras, é necessário educar as crianças para não ser preciso punir os homens. Consoante a esse pensamento vale salientar que o racismo ainda é algo estrutural, presente em famílias que não procuram se libertar desse pensamento retrógrado, em que os brancos são melhores que outras raças. Dessa maneira as crianças são orientadas de uma forma que acarretará em problemas para eles no futuro, já que preconceito racial é um crime previsto no art.20°, da Lei № 9.459 de 1997, do código penal brasileiro. Desse modo, por os responsáveis não ensinarem o certo, eles fomentam a dificuldade do combate a esse pensamento e desses delitos.
Portanto, é essencial que o governo mitigue os desafios supracitados. Para isso, o Poder Executivo, responsável por gerir as leis, juntamente com instituições de projetos sociais, deve buscar ampliar o conhecimento das normas sociais, por meio de programas educacionais para crianças e adolescentes, a fim de educá-los sobre as leis e mitigar, gradualmente, os casos de racismo. Desse jeito, o país irá se assemelhar ao pensamento de Pitágoras, educando as crianças e os adolescentes para não necessitar puni-los na maior idade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.