Em primeiro plano, é válido ressaltar a influência de antigos preconceitos na formação da sociedade moderna. Desse modo, a partir do conceito de "democracia racial" — cunhado pelo sociólogo Gilberto Freyre —, a desigualdade racial não é um elemento presente no corpo social brasileiro, havendo assim uma suposta harmonia entre as raças que habitam as terras tupiniquins. Paralelamente, o legado histórico racista manifestado através de ideias como a de de Gilberto Freyre ultrapassam a barreira do tempo e seguem no imaginário popular, dificultando assim o combate ao racismo e aprofundando a percepção idealizada de que não há desigualdade racial no Brasil.
Outrossim, é essencial destacar a importância de uma população ativa e engajada em remediar problemas sociais. Assim, de acordo com a ideia de "banalidade do mal" — pensada pela filósofa Hannah Arendt —, a maldade emerge quando comportamentos nocivos são perpetuados sem qualquer tipo de reflexão por parte das pessoas, o que ocasiona no favorecimento de mecanismos opressivos. Dessa mesma forma, a sociedade, ao negligenciar o preconceito racial enquanto pauta a ser debatida, permite o prolongamento desse impasse, que continua sendo um tema marginalizado pelos diálogos cotidianos.
É imprescindível, portanto, a criação de medidas que revertam o atual cenário de discriminação racial. Dessa forma, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos, aliado ao Ministério das Comunicações, a criação e propagação de campanhas publicitárias de cunho antirracista, que vão ser veiculadas nos principais meios midiáticos, de modo a conscientizar o público e fomentar discussões sobre o tema. Além disso, serão realizadas palestras e rodas de conversa em escolas — importante espaço de diálogo e construção de conhecimento —, trazendo maior participação popular em relação ao tópico. Assim, as garantias previstas pela Constituição Federal serão, finalmente, observadas na realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.