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Por claraszgr
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A Carta Magna de 1988 — documento de maior valor jurídico em território nacional — assegura aos seus cidadãos o direito à liberdade, de maneira a permitir que todos usufruam dessa garantia. Todavia, a realidade brasileira contraria o texto constitucional, graças à permanência do preconceito racial no país, que segue sendo uma problemática contemporânea, apoiada nos pensamentos preconceituosos e na passividade social em discorrer sobre o tema.
Em primeiro plano, é válido ressaltar a influência de antigos preconceitos na formação da sociedade moderna. Desse modo, a partir do conceito de "democracia racial" — cunhado pelo sociólogo Gilberto Freyre —, a desigualdade racial não é um elemento presente no corpo social brasileiro, havendo assim uma suposta harmonia entre as raças que habitam as terras tupiniquins. Paralelamente, o legado histórico racista manifestado através de ideias como a de de Gilberto Freyre ultrapassam a barreira do tempo e seguem no imaginário popular, dificultando assim o combate ao racismo e aprofundando a percepção idealizada de que não há desigualdade racial no Brasil.
Outrossim, é essencial destacar a importância de uma população ativa e engajada em remediar problemas sociais. Assim, de acordo com a ideia de "banalidade do mal" — pensada pela filósofa Hannah Arendt —, a maldade emerge quando comportamentos nocivos são perpetuados sem qualquer tipo de reflexão por parte das pessoas, o que ocasiona no favorecimento de mecanismos opressivos. Dessa mesma forma, a sociedade, ao negligenciar o preconceito racial enquanto pauta a ser debatida, permite o prolongamento desse impasse, que continua sendo um tema marginalizado pelos diálogos cotidianos.
É imprescindível, portanto, a criação de medidas que revertam o atual cenário de discriminação racial. Dessa forma, cabe ao Ministério dos Direitos Humanos, aliado ao Ministério das Comunicações, a criação e propagação de campanhas publicitárias de cunho antirracista, que vão ser veiculadas nos principais meios midiáticos, de modo a conscientizar o público e fomentar discussões sobre o tema. Além disso, serão realizadas palestras e rodas de conversa em escolas — importante espaço de diálogo e construção de conhecimento —, trazendo maior participação popular em relação ao tópico. Assim, as garantias previstas pela Constituição Federal serão, finalmente, observadas na realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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