A princípio, evidencia-se a normalização por parte da sociedade sobre falas ou expressões racistas na realidade vigente. De acordo com a filósofa alemã Hannah Arendt, em seu conceito de banalidade do mal, a pensadora defende que as pessoas não possuem consciência do mal que reproduzem, por isso fere não só a elas, mas a sociedade. Consoante a isso, vale salientar que as expressões ou falas racistas proferidas pela coletividade são um empecilho no combate ao racismo estrutural na realidade vigente, visto que tais ações tornaram-se comuns na pós-modernidade, pois, tanto pessoas negras quanto brancas reproduzem sem ter ideia da gravidade de tal ato, e, assim, banalizando tal feito na conjuntura brasileira, dado que tornou-se um mal comum de ser praticado. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
Paralelo a isso, é notório que ,além dos fatos citados anteriormente, a falta de pessoas negras nos cargos de poder é outro fator que impede essa temática. Segundo o jornal G1, menos de 5% dos trabalhadores negros ocupam cargos de gerências ou de diretoria. Dessa forma, observa-se que a herança da escravidão, até nos dias atuais, persiste na sociedade brasileira, dado que a população branca encontram-se em posições muito mais avançadas do que a comunidade negra, tal consequência é um legado de uma das maiores atrocidades feitas pela humanidade que é a escravidão, dessa forma é possível analisar que as raízes dessa escravatura são pertinentes na vida das pessoas negras, até mesmo no século XXI. Assim, urgem soluções capazes de frear essa adversidade.
Depreende-se, portanto, que medidas devem ser acionadas para combater o racismo estrutural na sociedade brasileira. Posto isso, o Governo Federal, órgão responsável pela administração brasileira, deve promover fiscalizações nas mídias digitais e na coletividade social, por meio de denúncias feitas por o uso de um aplicativo. Além disso, o Ministério da Igualdade Racial deve estabelecer políticas públicas que venham abranger os afrodescendentes, através do aumento de cotas nas universidades e nos concursos públicos, a fim de garantir a equidade de raças na conjuntura brasileira. Nesse sentido, o contexto apresentando no livro de Machado de Assis não representará o Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.