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Por henriqueee
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#117712
No livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de 1881, do escritor brasileiro Machado de Assis, o personagem principal afirma que não teve filhos, assim, não transmitiu a nenhuma criatura o legado da miséria humana. De maneira análoga a isso, a realidade vigente demonstra a sua precariedade social, visto que, ainda, no contexto hodierno, após 300 anos de escravidão, o racismo estrutural persiste na atualidade. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a banalização dos atos racistas e a ausência do protagonismo negro.

A princípio, evidencia-se a normalização por parte da sociedade sobre falas ou expressões racistas na realidade vigente. De acordo com a filósofa alemã Hannah Arendt, em seu conceito de banalidade do mal, a pensadora defende que as pessoas não possuem consciência do mal que reproduzem, por isso fere não só a elas, mas a sociedade. Consoante a isso, vale salientar que as expressões ou falas racistas proferidas pela coletividade são um empecilho no combate ao racismo estrutural na realidade vigente, visto que tais ações tornaram-se comuns na pós-modernidade, pois, tanto pessoas negras quanto brancas reproduzem sem ter ideia da gravidade de tal ato, e, assim, banalizando tal feito na conjuntura brasileira, dado que tornou-se um mal comum de ser praticado. Logo, é substancial a mudança desse quadro.

Paralelo a isso, é notório que ,além dos fatos citados anteriormente, a falta de pessoas negras nos cargos de poder é outro fator que impede essa temática. Segundo o jornal G1, menos de 5% dos trabalhadores negros ocupam cargos de gerências ou de diretoria. Dessa forma, observa-se que a herança da escravidão, até nos dias atuais, persiste na sociedade brasileira, dado que a população branca encontram-se em posições muito mais avançadas do que a comunidade negra, tal consequência é um legado de uma das maiores atrocidades feitas pela humanidade que é a escravidão, dessa forma é possível analisar que as raízes dessa escravatura são pertinentes na vida das pessoas negras, até mesmo no século XXI. Assim, urgem soluções capazes de frear essa adversidade.

Depreende-se, portanto, que medidas devem ser acionadas para combater o racismo estrutural na sociedade brasileira. Posto isso, o Governo Federal, órgão responsável pela administração brasileira, deve promover fiscalizações nas mídias digitais e na coletividade social, por meio de denúncias feitas por o uso de um aplicativo. Além disso, o Ministério da Igualdade Racial deve estabelecer políticas públicas que venham abranger os afrodescendentes, através do aumento de cotas nas universidades e nos concursos públicos, a fim de garantir a equidade de raças na conjuntura brasileira. Nesse sentido, o contexto apresentando no livro de Machado de Assis não representará o Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por med01
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#118162
Henrique, permita-me algumas considerações acerda do seu texto. Você demonstrou um bom repertório sociocultural ao citar a obra de Machado de Assis e o conceito de banalidade do mal da filósofa Hannah Arendt, isso é importante para atingir boa pontuação na competência 2.
No entanto, é importante que você tome cuidado com alguns aspectos em sua escrita. Por exemplo, há algumas frases longas demais que dificultam a compreensão do leitor. Tente dividir essas frases em duas ou mais para facilitar a leitura.
Além disso, é preciso tomar cuidado com erros gramaticais e ortográficos. Em sua redação encontrei alguns deslizes como "dado que tornou-se um mal" (o correto seria "que se tornou um mal"), "tal consequência é um legado de uma das maiores atrocidades feitas pela humanidade que é a escravidão" (o correto seria "que foi") e "dessa forma é possível analisar que as raízes dessa escravatura são pertinentes na vida das pessoas negras" (o correto seria "são presentes").

Por fim, é importante que você seja mais específico em sua proposta de intervenção. Exemplifique, por exemplo, qual órgão do Governo Federal promoverá as fiscalizações (Ministério Público, talvez). Além disso, quais políticas públicas o Ministério da Igualdade Racial deve criar? Cite ao menos uma ainda que breve. Isso fará diferença ao texto.

Em resumo, sugiro que você revise seu texto para corrigir os erros apontados acima e também fique atento à clareza das suas ideias expressas nas frases longas. Parabéns pelo esforço e dedicação na escrita!
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