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Por Thais21
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#81744
A Declaração Universal Dos Direitos Humanos diz em seu artigo 1° que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Porém, isso não se observa na sociedade brasileira no tocante ao racismo. Nesse sentido, vê-se a persistência desse problema, que tem como causas: o legado histórico e a lenta mudança na mentalidade social.

Dessa forma, em primeira análise, o legado histórico é um impulsionador dessa problemática. Segundo Simone de Beavoir, "cada um de nós é responsável por tudo e todos os seres humanos. Nesse contexto, a maneira que o país iniciou seu desenvolvimento no passado, com uma economia baseada na escravidão e a falta de suporte aos ex-escravos após a abolição da escravatura, gerou o racismo embutido em todos os aspectos da sociedade, como a cultura, hábitos e falas: o chamado racismo estrutural. Esse preconceito é reproduzido por todos os indivíduos, o que torna o racismo uma responsabilidade de todos, como disse a pensadora. Logo, medidas precisam ser tomadas com relação a esse preconceito enraizado.

Em paralelo, a lenta mudança na mentalidade social é um entrave no que tange a essa questão. Para Maquiavel, " mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes". Tal constatação é nítida no tema, visto que, em razão do racismo estrutural, o preconceito está intrínseco no jeito de pensar e agir das pessoas de tal forma, que isso é reproduzido de forma espontânea e imperceptível para a maioria das pessoas. Por isso, somente as leis contra essas práticas não têm força para mudar essa cultura construída ao longo dos séculos. Assim, uma mudança na mentalidade dos indivíduos que compôe a sociedade é urgente.

Portanto, é indispensável intervir sobre o racismo no Brasil. Para isso, o Poder Público deve ser mais rígido com relação a esse problema, por meio do aprimoramento de leis já existentes, além de assegurar o cumprimento destas. Como por exemplo, aumentar as penas aplicadas aos infratores, a fim de combater essas práticas racistas. Paralelamente, também é preciso se atentar de igual modo à transformação da mentalidade social, para as medidas anteriores terem mais eficiência. Mediante a isso, podem ser realizadas palestras por especialistas no assunto com incentivo e divulgação do governo, para que haja mais debate e essa questão esteja mais em evidência. Assim, será possível que a realidade brasileira se assemelhe mais ao artigo 1° da Declaração Universal Dos Direitos Humanos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Mylike
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#84090
parabéns!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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