Avatar do usuário
Por Leticia0123
Quantidade de postagens
#80179
Confúcio relatava que a pessoa que é sábia envergonha-se de seus defeitos, mas não se envergonha de os corrigir. Com o ensinamento do mestre Chinês do século V, é possível relacioná-lo às atitudes que os seres humanos fazem e que efeitos elas causam, cabendo ao indivíduo escolher agir sabiamente ou não. Um problema que está interligado à moral individual e que ainda persiste na conjuntura brasileira, é sobre o racismo, sendo um grave empecilho fruto, principalmente, de raízes históricas como o negro ocupando majoritariamente o subproletariado e assim sendo visto como ser inferior economicamente e também a pouca severidade de medidas punitivas para os que cometem racismo. Portanto, é necessário combater esses problemas.

Primordialmente, é relevante destacar que desde a declaração da Lei Áurea de 1888 no Brasil - que visa extinguir escravidão - até atualmente, acontecem inúmeros casos envolvendo, não mais de escravidão, mas sim a discriminação contra negros e isso é um problema que perpetua-se na história do país. Logo após a abolição, o negro foi para as periferias das cidades, fato que mostra que ele sempre foi visto como inferior. Assim, tendo condições precárias de vida, mal conseguia um emprego, pois os contratadores os deixavam por último, e se conseguia, pouco se mudava as regras comparado à antes da Lei Áurea, pois havia racismo contra essas pessoas que tentavam refazer a vida depois da escravidão. É visto, então, que é um problema sério que ainda acomete a população negra de conseguirem poucas oportunidades de trabalho, ainda mais de qualidade, fruto do racismo embutido no Brasil.

Ademais, é importante salientar sobre como e o modo como são punidas as pessoas racistas. Reflete-se acerca disso porque, mesmo se tendo o artigo 1° da lei 7716 - que diz que serão punidos quem cometer racismo - , a punição não entra de acordo com a prática discriminatória. Exemplos disso se vê na TV, em notícias que os casos que envolvem pessoas negras não são tão importantes para as autoridades, e a maioria das pessoas racistas que cometem abuso psicológico e verbal pouco são conduzidas à prisão, e às vezes paga-se um valor para ser liberado. É visível, descabidamente, que o problema continua, pois a pessoa continua sendo racista e não mudará fácil suas práticas, mas ficará atenta se algum agente lhe ver cometendo racismo novamente. Em suma, é factível que ações devem ser feitas para que o problema não exista mais na sociedade brasileira.

Portanto, medidas são necessárias no intuito de combater os problemas postos. Para que o racismo no Brasil seja solucionado, cabe, primeiramente, ao Ministério do Trabalho projetar cotas raciais nos lugares empregatícios, colocando em prática que dos 100% de funcionários, 25% serão negros, e os outros 75% incluirão pardos, deficientes, brancos, indigenas e demais etnias. Desse modo, a pessoa negra conseguirá obter emprego e melhores condições de vida, e também sendo vista como pessoa da sociedade, ser humano comum, e não inferior a ninguém. Em conjuntura, os juízes que trabalham com escolhas de medidas punitivas, devem aumentar a punição de racistas de forma justa e agilizar esses processos, para que a pessoa negra tenha mais um pouco de segurança e que o indivíduo discriminador aprenda de uma vez por todas que o racismo lhe faz tolo e imoral, contra os princípios de Confúcio. Dessa maneira, os impasses perante o problema do racismo serão solucionados, e então seremos todos seres mais sábios por corrigir esses defeitos que ainda persistem no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por LiedsonLB
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80689
Isso tudo coube em 30 linhas ? Kkkkk
0
Avatar do usuário
Por Leticia0123
Quantidade de postagens
#80696
LiedsonLB escreveu:Isso tudo coube em 30 linhas ? Kkkkk
então... deu mais linhas sim, to com esse probleminha de passar das 30. Teria alguma sugestão? principalmente na introdução, que é um modelo que eu fiz e que eu sinto q dá pra encurtar...
0
Avatar do usuário
Por LiedsonLB
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#80742
@Leticia0123,

Então o desenvolvimento pede um tópico frasal que é você falar do que vai se tratar o seu parágrafo, no então eu não percebi o tópico porque você já começou com as citações no caso a lei áurea e o artigo 1° da constituição, você está usando muito a citação como argumentação ela é apenas um espelho, um reflexo do problema que você espressou se usar muito para falar acabará pegando muitas linhas, evitando assim a redundancia que inclusive tem uma bem forte na conclusão "ser humano comum, e não inferior a ninguém" se ele é comum as outros ele não vai ser inferior, então você explicou o que já foi dito, e isso perde pontuação na competência 4 assim como saber sintetisar seus argumentos e palavras evitar locuções e colocar poucos termos.
Seu texto é impecável mas foi bem abusivo se você me entende kkkkk


Obs.: Faltou o detalhamento na conclusão
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
9 Respostas 
592 Exibições
por maiconpgtu
5 Respostas 
4800 Exibições
por Hods
0 Respostas 
189 Exibições
por Nicole408
0 Respostas 
95 Exibições
por Adrianaa
0 Respostas 
131 Exibições
por FelipeThz
0 Respostas 
142 Exibições
por Hivini
3 Respostas 
313 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
112 Exibições
por Dudatomas
0 Respostas 
112 Exibições
por Ari962
0 Respostas 
104 Exibições
por luanabraga23

-Entre os aspectos referentes as atribuiç&o[…]

httalunoo VictorF Gi69 Nayanne EuDavila […]

Anna1 , obrigada, Anna <3 Sempre fico inse[…]

A maioria das pessoas que vivem com HIV ou AIDS re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM