• Avatar do usuário
#73692
A música "Racistas Otários", de Racionais MC's, retrata um cenário de indiferença e discrepância, vivenciado por pessoas que, em virtude de sua raça, são esquecidas e discriminadas pela sociedade. Assim como na obra abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira hodierna, devido a conceitos preconceituosos perpetuados ao longo da história humana, há um entrave no sentido de desbancar o racismo, visto que os indivíduos supracitados seguem sendo marginalizados. Ademais, nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a falta de empatia como um alicerce que sustenta essa problemática.
Com base nesse âmbito, faz-se necessário mencionar o período da Idade Média, em que os negros eram excluídos do corpo social, já que, naquela época, tais pessoas eram escravizadas e exploradas com o objetivo de obter grande lucro nas Américas. O sociólogo francês, Pierre Bourdieu, com base na "Teoria do Habitus", afirma que o indivíduo tende a ser influenciado por comportamentos enraizados na engrenagem social e se habituar diante de situações mesmo que problemáticas. É perceptível, então, que existe uma raiz histórica para essa realidade vivenciada por negros, ocasionando um intenso preconceito e exclusão. Outrossim, não se pode esquecer de que, graças aos fatos mencionados anteriormente, tais pessoas enfrentam, elevados índices de analfabetismo, mortalidade e marginalidade. Portanto, é inadmissível que esses comportamentos prossigam cotidianos.
Concomitante a isso, a manutenção dessa ignorância é fortalecida por ideais narcisistas, os quais muitas vezes desvalorizam o diferente. Segundo o filósofo Byung Chul-Han, o século XXI é dominado por uma sociedade do desempenho, na qual a individualidade é distinta do altruísmo. Nesse panorama, o sujeito imerso em si mesmo, não permite a pluralidade dos seres humanos que o circundam. Dessa forma, o cidadão brasileiro, inserido nessa lógica, nega o diferente e classifica-o como anormal, reforçando o preconceito.
Diante do exposto, faz-se mister que o racismo no Brasil tenha suas fundações desfeitas. Para tanto, cabe à escola, responsável pelo desenvolvimento crítico, realizar ações educativas, mediante debates e seminários, com fito de desconstruir a visão discriminatória dos estudantes. Além disso, o Ministério da Cidadania deve promover projetos de inclusão, através de publicidades, visando à redução do individualismo e a fomentação da empatia social. Espera-se, assim, que a desarmonia citada na música "Racistas Otários" não seja mais consolidada no contexto brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

No filme Maze Runner é retratado um mundo p[…]

https://projetoredacaonota1000.com.br/tendencias-e[…]

Se vocês puderem corrigir minha redaç[…]

Padrão de beleza

Gi69 poderia corrigir por favor ? Obrigada Em[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM