É relevante abordar, primeiramente, o que a falta de consciência social é uma das razões pelo qual o problema persiste. Nessa lógica, o filósofo, Karl Marx, teceu diversas críticas em suas obras sobre a atuação governamental em relação à educação cidadã nas sociedades. Em se tratando dos caminhos para combater o racismo no Brasil, é possível perceber que as críticas de Marx se fundamenta, pois, o estado brasileiro não promove a conscientização social em nenhuma de suas instâncias, como a escola ou meios de comunicação, ferindo, assim, a cidadania e as garantias constitucionais.
Em primeiro plano, cabe salientar que a frase de Sêneca o que afirma que "a educação exige os maiores cuidados porque influi sobre toda a vida", que relaciona fortemente com a questão. Isso, porque para combater o racismo no Brasil é de fundamental importância das escolas, pois é na instituição que mais ocorre casos de racismo, ou falta de uma das palestras ao ano letivo e não só uma por ano porque devemos nos conscientizar o racismo todos os dias e a falta de educação insuficiente torna esse problema tão grande. Desse modo, é evidente que as instituições de ensino tem um papel fundamental na base da formação cidadã de cada indivíduo e no desenvolvimento da sociedade. Logo nota-se que a ideia defendida pelo filósofo não é efetivada na sociedade hodierna e isso, de forma infeliz, mostra-se como uma das causas do problema.
Portanto, fica evidente a necessidade de intervenção no caminho para combater o racismo no Brasil.
Por fim, medidas são necessárias para a resolução do cenário. Sendo assim, o Ministério da Educação, por meio das escolas e Universidade, deve criar um projeto socioeducativo, com oficinas, palestras e debates, para promover a conscientização social sobre os caminhos para combater o racismo no Brasil. Tais eventos devem ter alcance nacional, inclusive pela "internet", com transmissões ao vivo, por exemplo, para que se apresentem as principais questões do tema. Espera-se, dessa forma, que a população possa estar inteirada sobre o assunto e que o problema seja minimizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.