Diante desse contexto, é inegável que a herança de um antigo período escravista atrapalha os caminhos para combater o racismo no Brasil. Ademais, sob embasamento histórico, após a abolição da escravatura não houve nenhum programa social para inserir o negro brasileiro na sociedade. Logo, praticamente todo afrodescendente começou a viver às margens da sociedade, se aglomerando em casebres e cortiços, criando as favelas.
Como resultado, todo negro é associado a um marginal pobre vivendo nas periferias da cidade, e isso solidifica o racismo estrutural. Só para exemplificar, a primeira escritora negra do país, Carolina de Jesus, uma vez que falou que "O negro só é livre quando morre." uma triste sentença vinda de alguém que sentiu na pele o peso do julgamento e da estigmatização. Certamente, ela assim como muitos outros negros no país, já passaram por algum constrangimentos em locais públicos, ou até mesmo já perdeu uma oportunidade de trabalho graças a esse arcaico e errado pensamento.
Portanto, cabe principalmente aos cidadãos fazerem a sua parte, sempre tentando reeducar amigos e familiares com esse pensamento e denunciar as autoridades todas as vezes que presenciar esse crime. Dessa forma, com o auxílio do Estado, que deve aumentar a punição para as pessoas racistas e promover palestras públicas para discutir a diversidade. Como resultado, todo jovem negro não precisará esquecer sua história ou passar pelo mesmo problema que seus antepassados sofreram.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada