Vale ressaltar, de início, que junto com os europeus vieram, pelo tráfico negreiro, os africanos escravizados, marcando uma hierarquia étnica. Dessa forma, as pessoas negras não eram consideradas cidadãs, sendo submetidas a atividades cruéis para sanar as vontades de seus senhores. Na contemporaneidade, apesar da abolição da escravatura, esse grupo ainda sofre agressões físicas, psicológicas e morais, tanto quanto aos traços de seu corpo quanto ao seu intelecto.
Em segundo plano, nota-se, que mesmo com a conquista da cidadania e do direito a igualdade racial, a legislação brasileira não mostra-se totalmente eficiente, visto que a maioria das vítimas fatais são negros. Com isso, a comunidade negra é negligenciada, pois além de ser violentada, a punição do agressor não é efetiva, podendo haver reincidência do caso.
É preciso, portanto, providenciar medidas para interromper o ciclo dessas heranças históricas e solucionar as falhas no sistema político a fim de erradicar o racismo no Brasil. Logo, a escola deve interromper qualquer ato racista e abordar o tema nas aulas, por meio da capacitação de seus professores, com a finalidade de envolver o assunto entre jovens e crianças e cessar o ciclo discriminatório. Ademais, o governo deve intensificar a punição desses agressores, através de uma reforma no Código Penal, com o intuito de diminuir atividades racistas e também a reincidência dos casos. Dessa maneira, será possível alcançar de fato a igualdade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.