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#51456
No livro “O Ódio Que Você Semeia” é retratada a morte de Khalil, um jovem negro que foi assassinado injustamente por um policial que o julgou pela cor. Ao longo da trama, a narrativa revela outros casos de preconceito vividos por Starr (testemunha do crime) e o seu círculo social. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na obra pode ser relacionada àquela existente no Brasil e que precisa ser combatida: o racismo e suas consequências.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o racismo no país é majoritariamente estrutural. Segundo Thomas Hobbes, “o homem é o lobo do homem”, ou seja, seu próprio inimigo. Assim, ao abolir a escravidão, em 1888, não houve preocupação com a inserção dos negros ex-escravos na sociedade, lhes ofertando, por exemplo, um trabalho com melhores condições.
Consequentemente, a sociedade cresce acostumada com a falta de diversidade. Na produção previamente citada, por exemplo, a personagem Starr é a única menina negra estudante em sua escola (privada). Paralelamente, isso também acontece nas instituições brasileiras. Logo, pode-se concluir que há um problema na estrutura social, que não os proporciona as devidas oportunidades.
Portanto, é preciso que o Estado tome providências para combater o quadro atual. Cabe ao governo, por meio de leis, estabelecer quantidade mínima de vagas para pessoas negras em escolas e empresas por todo o território; cabe também, ao poder executivo, garantir que sejam cumpridas as devidas penalizações para aqueles que praticarem atos racistas. Somente assim, será possível uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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