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#50761
Embora a Constituição Federal de 1988 assegure a igualdade de indivíduos perante a lei, percebe-se que, na atual realidade brasileira não há o cumprimento dessa garantia, visto que, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante o período de 2012 à 2017, houve um aumento da taxa de homicídios por 100 mil habitantes da população preta e parda, passando de 37,2 para 43,4, ao passo que, para a população branca esse indicador se manteve em 16. Por isso, faz-se necessário o debate acerca dos caminhos para combater o racismo no Brasil.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que o racismo no Brasil está diretamente ligado à um fator histórico, visto que, no século XVI se deu início ao processo de escravidão no país, sobretudo, sobre a população africana, o que contribuiu para a construção de cidades sob um viés elitista e segregacionista.

Paralelo a isso, vale também ressaltar que, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD - Contínua) em 2016, a taxa de analfabetismo no Brasil, entre a população preta e parda era de 9,9%, ao passo que, a da população branca era de 4,2%, o que conclui que a segregação racial afeta áreas importantes, como a educação.

Assim sendo, conclui-se que o debate acerca dos caminhos para combater o racismo no Brasil é imprescindível para a construção de uma sociedade igualitária. Portanto, faz-se necessário que empresas adotem processos de seleção que se baseiem nas qualidades de um indivíduo. Além de que, cabe ao Ministério da Educação criar projetos sociais em comunidades ou em instituições de ensino, que estimulem a igualdade étnica, com o intuito de diminuir a segregação racial. Feito isso, estaremos caminhando para uma sociedade de fato, democrática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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